Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Leandro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bazzo, Walter Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326
Resumo: Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’.
id UTFPR-6_974b50447166020514fe508301f7a783
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5326
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vidaÁrea: Ciências Humanas; Sub-área: EducaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bordin, LeandroBazzo, Walter Antonio2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/532610.3895/rts.v13n28.5326Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326/3676Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-17T18:39:02Zoai:periodicos.utfpr:article/5326Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-17T18:39:02Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
title Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
spellingShingle Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
Bordin, Leandro
Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
title_short Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
title_full Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
title_fullStr Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
title_full_unstemmed Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
title_sort Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
author Bordin, Leandro
author_facet Bordin, Leandro
Bazzo, Walter Antonio
author_role author
author2 Bazzo, Walter Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Leandro
Bazzo, Walter Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
topic Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
description Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326
10.3895/rts.v13n28.5326
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n28.5326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326/3676
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n28
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877528289280