Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044 |
Resumo: | Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador. |
id |
UTFPR-6_eb6fecc03564848521ce09e0c46bbe6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15044 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemConhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino SuperiorEste artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Almeida, Marcus GarciaBalsan, Jorgede Menezes, Glauco Gomes2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1504410.3895/rts.v19n56.15044Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-2861984-35261809-004410.3895/rts.v19n56reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044/9551Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:19Zoai:periodicos.utfpr:article/15044Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
title |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
spellingShingle |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente de Almeida, Marcus Garcia 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior |
title_short |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
title_full |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
title_fullStr |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
title_full_unstemmed |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
title_sort |
Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente |
author |
de Almeida, Marcus Garcia |
author_facet |
de Almeida, Marcus Garcia Balsan, Jorge de Menezes, Glauco Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Balsan, Jorge de Menezes, Glauco Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Marcus Garcia Balsan, Jorge de Menezes, Glauco Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior |
topic |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior |
description |
Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044 10.3895/rts.v19n56.15044 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n56.15044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044/9551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n56 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663014354944 |