Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Marcus Garcia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Balsan, Jorge, de Menezes, Glauco Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044
Resumo: Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.
id UTFPR-6_eb6fecc03564848521ce09e0c46bbe6f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15044
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemConhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino SuperiorEste artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Almeida, Marcus GarciaBalsan, Jorgede Menezes, Glauco Gomes2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1504410.3895/rts.v19n56.15044Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-2861984-35261809-004410.3895/rts.v19n56reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044/9551Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:19Zoai:periodicos.utfpr:article/15044Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
title Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
spellingShingle Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
de Almeida, Marcus Garcia
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior
title_short Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
title_full Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
title_fullStr Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
title_full_unstemmed Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
title_sort Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
author de Almeida, Marcus Garcia
author_facet de Almeida, Marcus Garcia
Balsan, Jorge
de Menezes, Glauco Gomes
author_role author
author2 Balsan, Jorge
de Menezes, Glauco Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Marcus Garcia
Balsan, Jorge
de Menezes, Glauco Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior
topic 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Conhecimento em Conteúdo; Conhecimento em Tecnologia; TPCK; Aprendizagem; Ensino Superior
description Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044
10.3895/rts.v19n56.15044
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n56.15044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15044/9551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 250-286
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n56
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663014354944