A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551 |
Resumo: | O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano. |
id |
UTFPR-7_0408718467d0c00eb0346d561ec4fb08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/551 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básicoO aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veronez, Wanderley MarcílioSchibicheski, Bruna Corina EmanuelySutil, ElisamaBrinatti, André Maurícioda Silva, Jeremias Borgesda Silva, Silvio Luiz RutzColman, Jordana2010-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/55110.3895/S1982-873X2009000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551/487Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/551Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
title |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
spellingShingle |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico Veronez, Wanderley Marcílio |
title_short |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
title_full |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
title_fullStr |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
title_sort |
A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico |
author |
Veronez, Wanderley Marcílio |
author_facet |
Veronez, Wanderley Marcílio Schibicheski, Bruna Corina Emanuely Sutil, Elisama Brinatti, André Maurício da Silva, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz Colman, Jordana |
author_role |
author |
author2 |
Schibicheski, Bruna Corina Emanuely Sutil, Elisama Brinatti, André Maurício da Silva, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz Colman, Jordana |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veronez, Wanderley Marcílio Schibicheski, Bruna Corina Emanuely Sutil, Elisama Brinatti, André Maurício da Silva, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz Colman, Jordana |
description |
O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551 10.3895/S1982-873X2009000300003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2009000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551/487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870953971712 |