Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de ensino/aprendizagem e as modalidades de uso das TICs de seis cursos. Cinco cursos apresentaram abordagens pedagógicas centradas nos alunos/aprendizagem, sendo identificadas as estratégias: aprender explorando (C2, C5 e C 6), aprender fazendo (C1, C2, C5 e C6), aprender refletindo (C1, C4, C5 e C6) e aprendizagem incidental (C6) . Um curso apresentou abordagem centrada no professor/ensino. Em relação ao uso das TICs, identificamos as modalidades: Acesso e organização da informação; Atividades autênticas e Aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências. |
id |
UTFPR-7_0afc7dcae209ca2ff8188bf5bbb2ed57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2952 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de CiênciasEste trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de ensino/aprendizagem e as modalidades de uso das TICs de seis cursos. Cinco cursos apresentaram abordagens pedagógicas centradas nos alunos/aprendizagem, sendo identificadas as estratégias: aprender explorando (C2, C5 e C 6), aprender fazendo (C1, C2, C5 e C6), aprender refletindo (C1, C4, C5 e C6) e aprendizagem incidental (C6) . Um curso apresentou abordagem centrada no professor/ensino. Em relação ao uso das TICs, identificamos as modalidades: Acesso e organização da informação; Atividades autênticas e Aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFAPERJWardenski, Rosilaine de FátimaStruchiner, MiriamGiannella, Tais Rabetti2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295210.3895/rbect.v9n1.2952Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952/2974Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:48:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2952Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:48:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
title |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
spellingShingle |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências Wardenski, Rosilaine de Fátima |
title_short |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
title_full |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
title_fullStr |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
title_sort |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências |
author |
Wardenski, Rosilaine de Fátima |
author_facet |
Wardenski, Rosilaine de Fátima Struchiner, Miriam Giannella, Tais Rabetti |
author_role |
author |
author2 |
Struchiner, Miriam Giannella, Tais Rabetti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wardenski, Rosilaine de Fátima Struchiner, Miriam Giannella, Tais Rabetti |
description |
Este trabalho objetiva analisar ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Utilizando-se um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências, foram analisadas as abordagens pedagógicas, as estratégias de ensino/aprendizagem e as modalidades de uso das TICs de seis cursos. Cinco cursos apresentaram abordagens pedagógicas centradas nos alunos/aprendizagem, sendo identificadas as estratégias: aprender explorando (C2, C5 e C 6), aprender fazendo (C1, C2, C5 e C6), aprender refletindo (C1, C4, C5 e C6) e aprendizagem incidental (C6) . Um curso apresentou abordagem centrada no professor/ensino. Em relação ao uso das TICs, identificamos as modalidades: Acesso e organização da informação; Atividades autênticas e Aprendizagem colaborativa. Conclui-se que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952 10.3895/rbect.v9n1.2952 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n1.2952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2952/2974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872047636480 |