Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Graciele Alice Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schroeder, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981
Resumo: Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos.
id UTFPR-7_1758241b6f748672e20c5eb2b2a1e562
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2981
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicialApresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Adriano, Graciele Alice CarvalhoSchroeder, Edson2015-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/298110.3895/rbect.v8n2.2981Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981/2060Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2981Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
spellingShingle Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
Adriano, Graciele Alice Carvalho
title_short Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_full Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_fullStr Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_full_unstemmed Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_sort Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
author Adriano, Graciele Alice Carvalho
author_facet Adriano, Graciele Alice Carvalho
Schroeder, Edson
author_role author
author2 Schroeder, Edson
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano, Graciele Alice Carvalho
Schroeder, Edson
description Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981
10.3895/rbect.v8n2.2981
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n2.2981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981/2060
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871012691968