Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Romário Borges
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de, Cavalcante, Rivadavia Porto, Castilho, Weimar Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203
Resumo: O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação.
id UTFPR-7_1d5cf2431b27cb2a55d150fb1d8b37ad
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16203
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19Ensino-Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino.Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais.O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Romário BorgesSenna, Mary Lúcia Gomes Silveira deCavalcante, Rivadavia PortoCastilho, Weimar Silva2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1620310.3895/rbect.v16n1.16203Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/16203Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
title Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
spellingShingle Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
Silva, Romário Borges
Ensino-Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino.
Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais.
title_short Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
title_full Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
title_fullStr Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
title_full_unstemmed Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
title_sort Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
author Silva, Romário Borges
author_facet Silva, Romário Borges
Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de
Cavalcante, Rivadavia Porto
Castilho, Weimar Silva
author_role author
author2 Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de
Cavalcante, Rivadavia Porto
Castilho, Weimar Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Romário Borges
Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de
Cavalcante, Rivadavia Porto
Castilho, Weimar Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino.
Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais.
topic Ensino-Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino.
Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais.
description O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203
10.3895/rbect.v16n1.16203
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.16203
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815395188736