O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weinert, Mariane Elisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima, Siumara Aparecida de, Gravonski, Isabel Ribeiro, Moreira, Herivelto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926
Resumo: Este estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula.  A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem.  
id UTFPR-7_420eefa262b464aad353ee903ed90c9b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/926
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicialEste estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula.  A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Weinert, Mariane ElisaLima, Siumara Aparecida deGravonski, Isabel RibeiroMoreira, Herivelto2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/92610.3895/S1982-873X2011000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926/734Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/926Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
title O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
spellingShingle O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
Weinert, Mariane Elisa
title_short O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
title_full O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
title_fullStr O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
title_full_unstemmed O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
title_sort O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
author Weinert, Mariane Elisa
author_facet Weinert, Mariane Elisa
Lima, Siumara Aparecida de
Gravonski, Isabel Ribeiro
Moreira, Herivelto
author_role author
author2 Lima, Siumara Aparecida de
Gravonski, Isabel Ribeiro
Moreira, Herivelto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Weinert, Mariane Elisa
Lima, Siumara Aparecida de
Gravonski, Isabel Ribeiro
Moreira, Herivelto
description Este estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula.  A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926
10.3895/S1982-873X2011000300003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926/734
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872046587904