O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_420eefa262b464aad353ee903ed90c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/926 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicialEste estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Weinert, Mariane ElisaLima, Siumara Aparecida deGravonski, Isabel RibeiroMoreira, Herivelto2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/92610.3895/S1982-873X2011000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926/734Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/926Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
title |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial Weinert, Mariane Elisa |
title_short |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
title_full |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
title_sort |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial |
author |
Weinert, Mariane Elisa |
author_facet |
Weinert, Mariane Elisa Lima, Siumara Aparecida de Gravonski, Isabel Ribeiro Moreira, Herivelto |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Siumara Aparecida de Gravonski, Isabel Ribeiro Moreira, Herivelto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weinert, Mariane Elisa Lima, Siumara Aparecida de Gravonski, Isabel Ribeiro Moreira, Herivelto |
description |
Este estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926 10.3895/S1982-873X2011000300003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2011000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/926/734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872046587904 |