Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543 |
Resumo: | Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim. |
id |
UTFPR-7_b1f4462a820d991fa9158d17151c3e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14543 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da áreaEnsino de FísicaAprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Loreian, IngridyDarroz, Luiz MarceloRosa, Cleci Teresinha Werner da2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1454310.3895/rbect.v15n2.14543Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14543/2377Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/14543Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
title |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
spellingShingle |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área Loreian, Ingridy Ensino de Física Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa. |
title_short |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
title_full |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
title_fullStr |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
title_full_unstemmed |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
title_sort |
Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área |
author |
Loreian, Ingridy |
author_facet |
Loreian, Ingridy Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_role |
author |
author2 |
Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loreian, Ingridy Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa. |
topic |
Ensino de Física Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa. |
description |
Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543 10.3895/rbect.v15n2.14543 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n2.14543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14543/2377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022 1982-873X 10.3895/rbect.v15n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789947027456 |