Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalinke, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mocrosky, Luciane Ferreira, Panossian, Maria Lúcia, Banin, Edna Sakon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546
Resumo: Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas.
id UTFPR-7_b2037d18c7ce4d998d30c17834e8668b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4546
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática7.08.04.03-6Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagemOs modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Kalinke, Marco AurélioMocrosky, Luciane FerreiraPanossian, Maria LúciaBanin, Edna Sakon2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454610.3895/rbect.v10n2.4546Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4546Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
spellingShingle Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
Kalinke, Marco Aurélio
7.08.04.03-6
Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem
title_short Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_full Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_fullStr Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_sort Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
author Kalinke, Marco Aurélio
author_facet Kalinke, Marco Aurélio
Mocrosky, Luciane Ferreira
Panossian, Maria Lúcia
Banin, Edna Sakon
author_role author
author2 Mocrosky, Luciane Ferreira
Panossian, Maria Lúcia
Banin, Edna Sakon
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
Mocrosky, Luciane Ferreira
Panossian, Maria Lúcia
Banin, Edna Sakon
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6
Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem
topic 7.08.04.03-6
Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem
description Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546
10.3895/rbect.v10n2.4546
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.4546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870065827840