Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 |
Resumo: | Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas. |
id |
UTFPR-7_b2037d18c7ce4d998d30c17834e8668b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4546 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática7.08.04.03-6Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagemOs modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Kalinke, Marco AurélioMocrosky, Luciane FerreiraPanossian, Maria LúciaBanin, Edna Sakon2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454610.3895/rbect.v10n2.4546Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4546Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática Kalinke, Marco Aurélio 7.08.04.03-6 Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem |
title_short |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_full |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_sort |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
author |
Kalinke, Marco Aurélio |
author_facet |
Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon |
author_role |
author |
author2 |
Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.03-6 Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem |
topic |
7.08.04.03-6 Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem |
description |
Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 10.3895/rbect.v10n2.4546 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n2.4546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870065827840 |