Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717 |
Resumo: | Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. |
id |
UTFPR-7_ff3c94c0300ff8b2cafa2048f6db4e22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5717 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médioEnsinoEnsino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rauber, Amanda GabrieleQuartieri, Marli TeresinhaDullius, Maria Madalena2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571710.3895/rbect.v10n1.5717Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5717Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
title |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio Rauber, Amanda Gabriele Ensino Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores. |
title_short |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
title_full |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
title_sort |
Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio |
author |
Rauber, Amanda Gabriele |
author_facet |
Rauber, Amanda Gabriele Quartieri, Marli Teresinha Dullius, Maria Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Teresinha Dullius, Maria Madalena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rauber, Amanda Gabriele Quartieri, Marli Teresinha Dullius, Maria Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores. |
topic |
Ensino Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores. |
description |
Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717 10.3895/rbect.v10n1.5717 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n1.5717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870046953472 |