Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Amanda Gabriele
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha, Dullius, Maria Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717
Resumo: Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. 
id UTFPR-7_ff3c94c0300ff8b2cafa2048f6db4e22
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5717
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médioEnsinoEnsino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rauber, Amanda GabrieleQuartieri, Marli TeresinhaDullius, Maria Madalena2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571710.3895/rbect.v10n1.5717Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5717Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
title Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
spellingShingle Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
Rauber, Amanda Gabriele
Ensino
Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.
title_short Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
title_full Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
title_fullStr Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
title_sort Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio
author Rauber, Amanda Gabriele
author_facet Rauber, Amanda Gabriele
Quartieri, Marli Teresinha
Dullius, Maria Madalena
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
Dullius, Maria Madalena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Amanda Gabriele
Quartieri, Marli Teresinha
Dullius, Maria Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.
topic Ensino
Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.
description Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717
10.3895/rbect.v10n1.5717
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870046953472