Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704 |
Resumo: | A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. |
id |
UTFPR-8_6bfd92d191de33a9e18566c976c7daf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4704 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoatividade; jogo; lúdico; pesquisaA química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vaniski, RosaneCharles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonçade Souza, Sirlei Patrícia2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/470410.3895/recit.v8.n17.4704Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:02Zoai:periodicos.utfpr:article/4704Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:02Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
title |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
spellingShingle |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química Vaniski, Rosane 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino atividade; jogo; lúdico; pesquisa |
title_short |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
title_full |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
title_fullStr |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
title_full_unstemmed |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
title_sort |
Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química |
author |
Vaniski, Rosane |
author_facet |
Vaniski, Rosane Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça de Souza, Sirlei Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça de Souza, Sirlei Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaniski, Rosane Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça de Souza, Sirlei Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino atividade; jogo; lúdico; pesquisa |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino atividade; jogo; lúdico; pesquisa |
description |
A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704 10.3895/recit.v8.n17.4704 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n17.4704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252850716672 |