Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090 |
Resumo: | Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães. Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão. |
id |
UTFPR-8_f7822a6f24c227cc48bb40d00d6e5b5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5090 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolarEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoPlano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar-Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães. Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mileski, Adrieli de Fatima CamposAprigio, Antonio2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-509010.3895/recit.v8.n19.5090Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5090Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:55Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
title |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar Mileski, Adrieli de Fatima Campos Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar- |
title_short |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
title_full |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
title_sort |
Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar |
author |
Mileski, Adrieli de Fatima Campos |
author_facet |
Mileski, Adrieli de Fatima Campos Aprigio, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Aprigio, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mileski, Adrieli de Fatima Campos Aprigio, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar- |
topic |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar- |
description |
Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães. Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090 10.3895/recit.v8.n19.5090 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.5090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252769976320 |