Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mileski, Adrieli de Fatima Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aprigio, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090
Resumo: Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica  da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães.  Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão.
id UTFPR-8_f7822a6f24c227cc48bb40d00d6e5b5c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5090
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolarEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoPlano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar-Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica  da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães.  Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mileski, Adrieli de Fatima CamposAprigio, Antonio2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-509010.3895/recit.v8.n19.5090Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5090Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:55Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
title Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
spellingShingle Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
Mileski, Adrieli de Fatima Campos
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar-
title_short Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
title_full Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
title_fullStr Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
title_sort Teoria e ação: a aplicabilidade do plano de trabalho docente no cotidiano escolar
author Mileski, Adrieli de Fatima Campos
author_facet Mileski, Adrieli de Fatima Campos
Aprigio, Antonio
author_role author
author2 Aprigio, Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mileski, Adrieli de Fatima Campos
Aprigio, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar-
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Plano de Trabalho Docente; organização do trabalho pedagógico; planejamento escolar-
description Este artigo se constitui como uma monografia, Métodos e Técnicas de Ensino, se trata de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa sobre o tema Plano de Trabalho Docente (PTD). O PTD se caracteriza hoje em muitas escolas como mais um documento que os professores devem preencher, a fim de cumprir com os tramites burocráticos, no entanto quando se concebe o PTD desta maneira, perde-se toda a sua real função, e afeta o desenvolvimento da prática do professor. O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica  da importância e relevância da construção do Plano de Trabalho Docente. Além do que ressalta os deveres assumidos pelos professores enquanto funcionários públicos estaduais, dentre as quais se destaca a elaboração e execução do PTD, sob a orientação da equipe pedagógica. Para observar como esta se desenvolvendo na prática a construção do PTD, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Ulysses Guimarães.  Aplicou-se um questionário aos professores do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, no município de Foz do Iguaçu – PR, acerca do seu entendimento sobre a importância do PTD. Acredita-se que através desta pesquisa, muitas outras possam ser realizadas, pois o tema é amplo e de estrema necessidade a sua discussão e reflexão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090
10.3895/recit.v8.n19.5090
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.5090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5090/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252769976320