Aprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Jorge Vale
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3413
Resumo: Esta tese de doutorado em Ensino se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial e mapas conceituais no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de energia sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com duas turmas de terceiro ano do ensino médio técnico em informática e em administração. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. O objeto geral da tese é investigar e avaliar se atividades envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial e mapas conceituais podem influenciar na predisposição em aprender e contribuir no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física. Para isso foram elaboradas e desenvolvidas atividades juntamente com os alunos envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial, o conceito de energia e suas relações com eletrodomésticos. No decorrer do estudo os dados foram coletados na forma de Sondagem inicial na plataforma google classroom; atividades de automação de sistemas; elaboração dos mapas conceituais finais no software Cmaptools e questionário de opinião dos alunos. A análise dos dados procurou principalmente identificar vestígios de aprendizagem significativa em termos de conceitos envolvendo energia e as atividades de automação residencial. Avaliou-se a aprendizagem através da análise descritiva dos mapas conceituais verificando se houve a ampliação nos conhecimentos prévios identificados com a sondagem inicial na estrutura cognitiva dos alunos sobre energia, e se ocorreu desenvolvimento do entendimento desses conceitos estudados e absorção de conceitos novos durante as atividades. Os resultados alcançados indicam que a automação residencial e os mapas conceituais, na condição de método de ensino e recursos didáticos mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem significativa em Física. Os mapas conceituais são ótimos recursos para assistir e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, neste estudo eles se mostraram ainda serem muito eficientes para verificar a aprendizagem do corpo de conhecimentos estudados no término do desenvolvimento das atividades. As atividades com automação residencial foram capazes de influenciar positivamente na predisposição em aprender de acordo com os relatos dos alunos e a percepção do professor/pesquisador, além de promoverem a aprendizagem significativa do conceito de energia.
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spelling Oliveira, Eniz Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/2058979202735427Vizzotto, Patrick AlvesDel Pino, José ClaudioAmaral, Érico Marcelo Hoff DoPereira, Nádia Vilelahttp://lattes.cnpq.br/9623975287121695Rodrigues, José Jorge Vale2022-08-18T17:22:41Z2022-08-18T17:22:41Z2022-042021-12-07Esta tese de doutorado em Ensino se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial e mapas conceituais no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de energia sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com duas turmas de terceiro ano do ensino médio técnico em informática e em administração. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. O objeto geral da tese é investigar e avaliar se atividades envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial e mapas conceituais podem influenciar na predisposição em aprender e contribuir no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física. Para isso foram elaboradas e desenvolvidas atividades juntamente com os alunos envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial, o conceito de energia e suas relações com eletrodomésticos. No decorrer do estudo os dados foram coletados na forma de Sondagem inicial na plataforma google classroom; atividades de automação de sistemas; elaboração dos mapas conceituais finais no software Cmaptools e questionário de opinião dos alunos. A análise dos dados procurou principalmente identificar vestígios de aprendizagem significativa em termos de conceitos envolvendo energia e as atividades de automação residencial. Avaliou-se a aprendizagem através da análise descritiva dos mapas conceituais verificando se houve a ampliação nos conhecimentos prévios identificados com a sondagem inicial na estrutura cognitiva dos alunos sobre energia, e se ocorreu desenvolvimento do entendimento desses conceitos estudados e absorção de conceitos novos durante as atividades. Os resultados alcançados indicam que a automação residencial e os mapas conceituais, na condição de método de ensino e recursos didáticos mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem significativa em Física. Os mapas conceituais são ótimos recursos para assistir e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, neste estudo eles se mostraram ainda serem muito eficientes para verificar a aprendizagem do corpo de conhecimentos estudados no término do desenvolvimento das atividades. As atividades com automação residencial foram capazes de influenciar positivamente na predisposição em aprender de acordo com os relatos dos alunos e a percepção do professor/pesquisador, além de promoverem a aprendizagem significativa do conceito de energia.This thesis aims to teach residential energy teaching theory and residential building theory teaching concepts as resources for understanding the theory of use of meaningful learning theory. The investigation was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO), located in the city of Palmas, in the state of Tocantins, with two high school technical and administration classes. The methodological architecture of this research was built based on qualitative techniques. The object and the general assessment of the thesis in relation to the use of teaching home automation systems and projects can affect the predisposition, learning and to contribute to third-year students of meaningful learning in Physics classes. Home automation systems developed and developed for solutions with students, the concept of energy with home automation. In the course of the study the data were made in the initial platform of Survey google classroom; systems automation activities; of the final Cmaptools concept maps and elaboration in the student opinion software. An analysis of the investigated and identified data in terms of residential energy evidence. The learning of student studies, the learning of the initial studies of the concepts studied and the understanding of the students' studies, the analysis of the initial concepts were conceived in the structuring of the students, the analysis of the initial studies and the learning of the concepts conceived on the analysis of the students, studies and understanding of the new concepts studied as well as analysis. The teaching results and specific resources indicate that home automation and estimated methods are, on condition of efficient teaching and teaching methods, in the process of meaningful learning in Physics. Concept maps are great for assisting and evaluating the learning process of developing students, in this study optimized for studies studied in the study of the study of student activities will still be efficient. As home automation, they were able to learn to act on the predisposition of students with students and the teacher/researcher's perception of promoting the learning of the energy concept.Esta tesis tiene como objetivo enseñar la teoría de la enseñanza de la energía residencial y los conceptos de enseñanza de la teoría de la construcción residencial como recursos para comprender la teoría del uso de la teoría del aprendizaje significativo. La investigación se llevó a cabo en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Tocantins (IFTO), ubicado en la ciudad de Palmas, en el estado de Tocantins, con dos clases de bachillerato técnico y administrativo. La arquitectura metodológica de esta investigación se construyó a partir de técnicas cualitativas. El objeto y la valoración general de la tesis en relación con el uso de sistemas y proyectos domóticos didácticos pueden incidir en la predisposición, el aprendizaje y contribuir a los estudiantes de tercer año de un aprendizaje significativo en las clases de Física. Sistemas domóticos desarrollados y desarrollados para soluciones con estudiantes, el concepto de energía con domótica. En el transcurso del estudio se realizaron los datos en la plataforma inicial de Survey google aula; actividades de automatización de sistemas; de los mapas conceptuales finales de Cmaptools y elaboración en el software de opinión de los alumnos. Un análisis de los datos investigados e identificados en términos de evidencia energética residencial. El aprendizaje de los estudios de los estudiantes, el aprendizaje de los estudios iniciales de los conceptos estudiados y la comprensión de los estudios de los estudiantes, el análisis de los conceptos iniciales fueron concebidos en la estructuración de los estudiantes, el análisis de los estudios iniciales y el aprendizaje de los conceptos concebidos sobre el análisis de los alumnos, estudios y comprensión de los nuevos conceptos estudiados así como análisis. Los resultados didácticos y los recursos específicos indican que la domótica y los métodos estimados se encuentran, en condición de enseñanza y métodos didácticos eficientes, en el proceso de aprendizaje significativo en Física. Los mapas conceptuales son excelentes para ayudar y evaluar el proceso de aprendizaje de los estudiantes en desarrollo, en este estudio optimizado para estudios estudiados en el estudio de las actividades de los estudiantes seguirá siendo eficiente. Como domótica, pudieron aprender a actuar sobre la predisposición de los estudiantes con los estudiantes y la percepción del docente/investigador de promover el aprendizaje del concepto de energía.-1RODRIGUES, José Jorge Vale. Aprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial. 2021. Tese (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3413. http://hdl.handle.net/10737/3413http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHTeoria da aprendizagem significativaMapas conceituaisAutomação residencialConceito de energiaTheory of meaningful learningConcept mapsHome automationEnergy conceptTeoría del aprendizaje significativoMapas conceptualesAutomatización del hogarConcepto de energíaAprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPPGEnsino;Ensinoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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Teoria da aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Automação residencial
Conceito de energia
Theory of meaningful learning
Concept maps
Home automation
Energy concept
Teoría del aprendizaje significativo
Mapas conceptuales
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Concepto de energía
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Concepto de energía
description Esta tese de doutorado em Ensino se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial e mapas conceituais no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de energia sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com duas turmas de terceiro ano do ensino médio técnico em informática e em administração. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. O objeto geral da tese é investigar e avaliar se atividades envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial e mapas conceituais podem influenciar na predisposição em aprender e contribuir no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física. Para isso foram elaboradas e desenvolvidas atividades juntamente com os alunos envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial, o conceito de energia e suas relações com eletrodomésticos. No decorrer do estudo os dados foram coletados na forma de Sondagem inicial na plataforma google classroom; atividades de automação de sistemas; elaboração dos mapas conceituais finais no software Cmaptools e questionário de opinião dos alunos. A análise dos dados procurou principalmente identificar vestígios de aprendizagem significativa em termos de conceitos envolvendo energia e as atividades de automação residencial. Avaliou-se a aprendizagem através da análise descritiva dos mapas conceituais verificando se houve a ampliação nos conhecimentos prévios identificados com a sondagem inicial na estrutura cognitiva dos alunos sobre energia, e se ocorreu desenvolvimento do entendimento desses conceitos estudados e absorção de conceitos novos durante as atividades. Os resultados alcançados indicam que a automação residencial e os mapas conceituais, na condição de método de ensino e recursos didáticos mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem significativa em Física. Os mapas conceituais são ótimos recursos para assistir e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, neste estudo eles se mostraram ainda serem muito eficientes para verificar a aprendizagem do corpo de conhecimentos estudados no término do desenvolvimento das atividades. As atividades com automação residencial foram capazes de influenciar positivamente na predisposição em aprender de acordo com os relatos dos alunos e a percepção do professor/pesquisador, além de promoverem a aprendizagem significativa do conceito de energia.
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