Escrita criativa e autoral nos anos iniciais: evidenciando a essencialidade de um grafar criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Poliana Wathier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2134
Resumo: “Escrever, transformar a grande rocha da vida em pequenas pedras, palavras e frases que irão formar novos conjuntos.” (PERISSÉ, 2011, p.62). Para dar sentido ou fazer sentir-se. A escrita criativa deve ser vivida, criada, inventada, ludibriada e sensibilizada. “Quem, ao contrário, opta por não aderir à palavra criativa, ou dela é excluído, arrisca-se a perder a capacidade de ver o invisível no visível’’ (PERISSÉ, 2011, p.64). Este trabalho tem sua origem em uma pesquisa que buscou evidenciar a importância da escrita criativa nos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental. Por objetivo geral busca investigar se os alunos dos anos iniciais têm facilidade ou dificuldade em escrever criativamente. Também como objetivos específicos a pesquisa abrange: Investigar se a professora da turma trabalha com a escrita criativa em sala de aula e de que maneira; Identificar possíveis fatores e localizar o porquê dos alunos possuírem uma eventual facilidade ou dificuldade na escrita criativa; Averiguar se os alunos preferem e têm mais facilidade em escrever criativamente num ambiente que possuem fatores estimulantes ou não. Quando pensamos na escrita autoral e criativa nos Anos Iniciais, o papel que o professor exerce é fundamental para que seus alunos sintam-se estimulados. O professor pode oportunizar momentos que potencializam e desafiam o aluno a pensar. É importante não esperar um resultado final homogêneo, visto que cada aluno possui seu tempo e suas subjetividades. A metodologia fundou-se em uma pesquisa qualitativa onde me vali de alguns instrumentos para investigar com maior êxito minhas inquietações. Essa investigação se deu com uma turma de 4° ano, em uma escola da rede pública do Vale do Taquari/RS, onde investiguei se a professora da turma trabalhava com a escrita criativa em sala de aula e de que maneira. Para isso, usei um questionário juntamente com uma análise de bibliografias, para saber se há coerência entre o método da professora e a proposta de escrita criativa. Fiz cinco práticas de escrita criativa com os alunos, propiciando um ambiente desafiador e estimulante, para detectar se os alunos possuem facilidade em escrever criativamente. E por último, fiz uma entrevista registrada em áudio, com alguns alunos, para uma análise com mais eficácia, referente às práticas de escritas, para verificar se foi mais fácil pensar e criar através de um ambiente estimulador ou não e perceber as maiores dificuldades encontradas por eles. Os resultados encontrados foram: ao fim da investigação, análises e estudos, pude aprender e concluir que a escrita criativa é muito importante nos Anos Iniciais, e que a mediação deve ser feita pelo educador e familiares das crianças, de modo que os alunos se sintam instigados e desafiados. O educador pode proporcionar estímulos para que o aluno consiga trilhar um caminho imaginário e expor suas ideias de forma clara no papel.