Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reitter, Gláucia Andressa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3180
Resumo: Web rádio, Spotify, Dezzer, SoundCloud, Youtube, Tidal e Apple Music são alguns dos exemplos de plataformas de streaming que oferecem músicas. São plataformas on demand, que surgiram para suprir a necessidade ou o desejo dos consumidores e, também, para criar novas alternativas de comunicação entre as marcas e o mercado. Considerando essa nova maneira de consumir música, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que forma o McDonald’s fez a inserção da sua marca dentro de uma playlist própria na plataforma de streaming Spotify? O objetivo geral foi analisar o aproveitamento publicitário da playlist FriesList. Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.
id UVAT_b29d15be444e277b36f44b23fe9c48ca
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3180
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Kraemer, Fábio Luishttp://lattes.cnpq.br/4511382391660377Reitter, Gláucia Andressa2021-12-28T17:34:17Z2021-12-28T17:34:17Z2019-122019-12-09Web rádio, Spotify, Dezzer, SoundCloud, Youtube, Tidal e Apple Music são alguns dos exemplos de plataformas de streaming que oferecem músicas. São plataformas on demand, que surgiram para suprir a necessidade ou o desejo dos consumidores e, também, para criar novas alternativas de comunicação entre as marcas e o mercado. Considerando essa nova maneira de consumir música, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que forma o McDonald’s fez a inserção da sua marca dentro de uma playlist própria na plataforma de streaming Spotify? O objetivo geral foi analisar o aproveitamento publicitário da playlist FriesList. Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.-1REITTER, Gláucia Andressa. Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3180. http://hdl.handle.net/10737/3180http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAMarcaBrandingEstratégiaSpotifyMcDonald’sComunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotifyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019GláuciaAndressaReitter.pdf2019GláuciaAndressaReitter.pdfapplication/pdf1715313https://www.univates.br/bdu/bitstreams/45af4664-19fc-462d-9344-f16a9112ee3e/download3b4c8291bd4ac7bb50c954b12b55fc34MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d25eccf2-cdad-4622-bedb-5abdd10d14ae/download6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/579d99ff-9bbf-4baf-8768-20595846614b/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e276db7-5a8e-41ca-b3c8-f3412568fa32/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4637https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b9fe30a7-14cf-43ef-bbad-22f2af8fb4e2/download05b76f1024fd25ed372efabdcf98b85fMD55TEXT2019GláuciaAndressaReitter.pdf.txt2019GláuciaAndressaReitter.pdf.txtExtracted texttext/plain60980https://www.univates.br/bdu/bitstreams/78004405-6fd4-48b8-b6c3-c47b6a6005da/download77b7c318df54fa525ca909134b9d0201MD510THUMBNAIL2019GláuciaAndressaReitter.pdf.jpg2019GláuciaAndressaReitter.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4309https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f10e25fc-e281-4f0e-b44e-8c567702ddb4/downloade03f55f9bb7edf242b03c33484fb7f72MD51110737/31802023-06-23 16:53:31.39http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/3180https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:31Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
title Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
spellingShingle Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
Reitter, Gláucia Andressa
CSA
Marca
Branding
Estratégia
Spotify
McDonald’s
title_short Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
title_full Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
title_fullStr Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
title_full_unstemmed Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
title_sort Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify
author Reitter, Gláucia Andressa
author_facet Reitter, Gláucia Andressa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Fábio Luis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511382391660377
dc.contributor.author.fl_str_mv Reitter, Gláucia Andressa
contributor_str_mv Kraemer, Fábio Luis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Marca
Branding
Estratégia
Spotify
McDonald’s
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Branding
Estratégia
Spotify
McDonald’s
description Web rádio, Spotify, Dezzer, SoundCloud, Youtube, Tidal e Apple Music são alguns dos exemplos de plataformas de streaming que oferecem músicas. São plataformas on demand, que surgiram para suprir a necessidade ou o desejo dos consumidores e, também, para criar novas alternativas de comunicação entre as marcas e o mercado. Considerando essa nova maneira de consumir música, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que forma o McDonald’s fez a inserção da sua marca dentro de uma playlist própria na plataforma de streaming Spotify? O objetivo geral foi analisar o aproveitamento publicitário da playlist FriesList. Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-28T17:34:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-28T17:34:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REITTER, Gláucia Andressa. Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3180.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3180
identifier_str_mv REITTER, Gláucia Andressa. Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3180.
url http://hdl.handle.net/10737/3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/45af4664-19fc-462d-9344-f16a9112ee3e/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d25eccf2-cdad-4622-bedb-5abdd10d14ae/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/579d99ff-9bbf-4baf-8768-20595846614b/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e276db7-5a8e-41ca-b3c8-f3412568fa32/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b9fe30a7-14cf-43ef-bbad-22f2af8fb4e2/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/78004405-6fd4-48b8-b6c3-c47b6a6005da/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f10e25fc-e281-4f0e-b44e-8c567702ddb4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b4c8291bd4ac7bb50c954b12b55fc34
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
05b76f1024fd25ed372efabdcf98b85f
77b7c318df54fa525ca909134b9d0201
e03f55f9bb7edf242b03c33484fb7f72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842367861358592