Consciência Fonológica: habilidade primordial a ser estimulada nas crianças em prol da alfabetização
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/856 |
Resumo: | A presente monografia enfatiza que a consciência fonológica assume um importante papel no sucesso da alfabetização e defende que ela deve ser estimulada nas crianças antes e durante esse processo. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte indagação: que estratégias o professor alfabetizador, em uma turma multisseriada, pode utilizar para desenvolver a consciência fonológica das crianças? A partir desse questionamento, definiu-se como objetivo geral: desenvolver a consciência fonológica de crianças, através de jogos e atividades, verificando possíveis avanços para o processo de alfabetização. Também, estabeleceu-se como objetivo analisar o nível de consciência fonológica de crianças de quatro a seis anos e observar seu interesse por atividades e brincadeiras envolvendo a linguagem. A pesquisa foi baseada na obra de Adams et al (2006) intitulada “Consciência Fonológica em crianças pequenas”, que apresenta testes e dinâmicas lúdicas, envolvendo a estimulação da consciência fonológica, e que já foram testados no Texas em turmas de pré-escola e resultaram na evolução das crianças em relação a aspectos fonológicos. Sendo assim, a metodologia consistiu em aplicar pré-testes no início do ano letivo, dinâmicas para estimular a consciência fonológica durante 30 encontros e pós-testes (iguais aos pré-testes), em uma turma multisseriada de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental, numa escola rural de um município do Vale do Taquari, a fim de perceber possíveis avanços na capacidade de refletir conscientemente sobre os sons da fala. Os resultados apontam para o crescimento dos alunos em relação à capacidade de rimar, separar sílabas, perceber fonemas e indicam que a consciência fonológica contribui significativamente antes e durante o processo de alfabetização. |
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A pesquisa foi baseada na obra de Adams et al (2006) intitulada “Consciência Fonológica em crianças pequenas”, que apresenta testes e dinâmicas lúdicas, envolvendo a estimulação da consciência fonológica, e que já foram testados no Texas em turmas de pré-escola e resultaram na evolução das crianças em relação a aspectos fonológicos. Sendo assim, a metodologia consistiu em aplicar pré-testes no início do ano letivo, dinâmicas para estimular a consciência fonológica durante 30 encontros e pós-testes (iguais aos pré-testes), em uma turma multisseriada de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental, numa escola rural de um município do Vale do Taquari, a fim de perceber possíveis avanços na capacidade de refletir conscientemente sobre os sons da fala. Os resultados apontam para o crescimento dos alunos em relação à capacidade de rimar, separar sílabas, perceber fonemas e indicam que a consciência fonológica contribui significativamente antes e durante o processo de alfabetização.OSTERKAMP, Pauline. Consciência Fonológica: habilidade primordial a ser estimulada nas crianças em prol da alfabetização. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, maio 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/856. http://hdl.handle.net/10737/856http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHAlfabetizaçãoConsciência FonológicaTurma multisseriadaConsciência Fonológica: habilidade primordial a ser estimulada nas crianças em prol da alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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A presente monografia enfatiza que a consciência fonológica assume um importante papel no sucesso da alfabetização e defende que ela deve ser estimulada nas crianças antes e durante esse processo. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte indagação: que estratégias o professor alfabetizador, em uma turma multisseriada, pode utilizar para desenvolver a consciência fonológica das crianças? A partir desse questionamento, definiu-se como objetivo geral: desenvolver a consciência fonológica de crianças, através de jogos e atividades, verificando possíveis avanços para o processo de alfabetização. Também, estabeleceu-se como objetivo analisar o nível de consciência fonológica de crianças de quatro a seis anos e observar seu interesse por atividades e brincadeiras envolvendo a linguagem. A pesquisa foi baseada na obra de Adams et al (2006) intitulada “Consciência Fonológica em crianças pequenas”, que apresenta testes e dinâmicas lúdicas, envolvendo a estimulação da consciência fonológica, e que já foram testados no Texas em turmas de pré-escola e resultaram na evolução das crianças em relação a aspectos fonológicos. Sendo assim, a metodologia consistiu em aplicar pré-testes no início do ano letivo, dinâmicas para estimular a consciência fonológica durante 30 encontros e pós-testes (iguais aos pré-testes), em uma turma multisseriada de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental, numa escola rural de um município do Vale do Taquari, a fim de perceber possíveis avanços na capacidade de refletir conscientemente sobre os sons da fala. Os resultados apontam para o crescimento dos alunos em relação à capacidade de rimar, separar sílabas, perceber fonemas e indicam que a consciência fonológica contribui significativamente antes e durante o processo de alfabetização. |
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