METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135 |
Resumo: | O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas. |
id |
UVRV-2_4401b523e4ea51595f9c45ac213d9230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3135 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas.ABECFreire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro.OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).2016-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/313510.5892/ruvrd.v14i2.3135Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 659-6772236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135/pdf_56410.5892/ruvrd.v14i2.3135.g2573Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
author |
Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. |
author_facet |
Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro. OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC). |
author_role |
author |
author2 |
ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro. OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC). |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro. OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC). |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135 10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.3135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135/pdf_564 10.5892/ruvrd.v14i2.3135.g2573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 659-677 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454433949941760 |