METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro., OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135
Resumo: O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas.
id UVRV-2_ab7ca42162de53b50a6d6dbc5bc7ebc2
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3135
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas.ABECFreire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro.OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).2016-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/313510.5892/ruvrd.v14i2.3135Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 659-6772236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135/pdf_56410.5892/ruvrd.v14i2.3135.g2573Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3135Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:09.841424Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
title METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
title_full METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
author Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
author_facet Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro.
OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).
author_role author
author2 ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro.
OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire de SOUZA, Carlos Dornels; Doutorando Fiocruz Pernambuco- Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
ANTONELLI, Bruna Ângela; Fisioterapeuta e Professora do Colegiado de Fisioterapia Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestre em Engenharia Ergonômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa em Pilates na dor lombar crônica inespecífica da Faculdade São Francisco de Juazeiro.
OLIVEIRA, Denilson José de; Fisioterapeuta e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – Mestrado profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC).
dc.subject.none.fl_str_mv


description O mundo e as sociedades têm passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. Nesse cenário, temos nos perguntado como tornar significativos os conteúdos acadêmicos dos currículos dos cursos de graduação. É com essa consigna que este trabalho foi desenvolvido, sendo seu objetivo discutir as diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis atualmente, bem como refletir sobre a importância das metodologias ativas para a formação dos profissionais da saúde. Assim, nos debruçamos sobre a literatura disponível e analisamos à luz da atualidade e da cientificidade os principais temas relacionados a essas novas formas de ensinar e de aprender. Ainda em tempo, será discutido, breve e sinteticamente, nesse intercurso, os aspectos mais relevantes para a formação de facilitador de grupos de metodologias ativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135
10.5892/ruvrd.v14i2.3135
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i2.3135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3135/pdf_564
10.5892/ruvrd.v14i2.3135.g2573
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 659-677
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198694490112