A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, Psicopedagogia |
id |
UVRV-2_930e1d4c4594592352fdd007504cd915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2266 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, PsicopedagogiaABECSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGNASCIMENTO, Cláudia AparecidaOLIVEIRA, Luciana Alves de2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/226610.5892/ruvrd.v12i1.2266Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 969-9782236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266/pdf_28410.5892/ruvrd.v12i1.2266.g1871Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:33Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2266Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:31:00.163889Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
title |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
spellingShingle |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
title_short |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
title_full |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
title_fullStr |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
title_full_unstemmed |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
title_sort |
A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
author |
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG NASCIMENTO, Cláudia Aparecida OLIVEIRA, Luciana Alves de |
author_role |
author |
author2 |
NASCIMENTO, Cláudia Aparecida OLIVEIRA, Luciana Alves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG NASCIMENTO, Cláudia Aparecida OLIVEIRA, Luciana Alves de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, Psicopedagogia |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266 10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.2266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266/pdf_284 10.5892/ruvrd.v12i1.2266.g1871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 969-978 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051204985946112 |