INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239
Resumo: O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem.  O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio.
id UVRV-2_f09e011b1befb40774a10eab0b3a7778
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6239
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAISIniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação DiscenteO contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem.  O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio. ABECDiniz, Fernanda Medeiros Diniz MedeirosCordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/623910.5892/ruvrd.v1i18.6239Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 79-882236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239/pdf_974http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6239/51810.5892/ruvrd.v18i1.6239.g1095198010.5892/ruvrd.v1i18.6239.s518Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6239Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:33.664132Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
title INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
spellingShingle INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros
Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente
title_short INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
title_full INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
title_fullStr INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
title_sort INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
author Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros
author_facet Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
author_role author
author2 Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente
topic Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente
description O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem.  O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239
10.5892/ruvrd.v1i18.6239
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v1i18.6239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239/pdf_974
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6239/518
10.5892/ruvrd.v18i1.6239.g10951980
10.5892/ruvrd.v1i18.6239.s518
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 79-88
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051201863286784