A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parahyba, Fatiha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Meire Celedonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25647
Resumo:   Este artigo tem por objetivo discutir a relevância do dispositivo sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de produção de gêneros orais e escritos, dando ênfase aos saberes a ele relacionados e, em especial, aos componentes avaliação formativa e regulação. Trata-se de uma pesquisa documental de duas dissertações de 2018, desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado profissional em letras. Este trabalho se ancora nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999), Dolz et al., (1993/2017); Dolz et al., (2001/2004); Hofstetter e Schneuwly (2009); Vanhulle (2009), no contexto da didática das línguas. Para a avaliação, apoiamo-nos em Allal, (1999; 2018; 2021). A partir dessa base teórica, analisamos os saberes para ensinar, sobretudo em relação ao dispositivo sequência didática, focalizando a avaliação formativa e a regulação como componentes indispensáveis para aprendizagem e desenvolvimento. A análise mostra que os professores mobilizam diferentes saberes para a construção de sua sequência e, ao mesmo tempo, apresentam algumas dificuldades na compreensão teórica da proposta, o que implica lacunas na construção de uma sequência didática e na sua implementação. Entre elas se destaca a ausência de avaliação formativa e de regulação, um possível indicador de falta de saberes relativos à avaliação. Palavras-chave: Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa.
id Unisinos-3_7d7fa16808f5689bedfe341114a55548
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25647
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivoSequência didática; Saberes; Avaliação formativa  Este artigo tem por objetivo discutir a relevância do dispositivo sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de produção de gêneros orais e escritos, dando ênfase aos saberes a ele relacionados e, em especial, aos componentes avaliação formativa e regulação. Trata-se de uma pesquisa documental de duas dissertações de 2018, desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado profissional em letras. Este trabalho se ancora nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999), Dolz et al., (1993/2017); Dolz et al., (2001/2004); Hofstetter e Schneuwly (2009); Vanhulle (2009), no contexto da didática das línguas. Para a avaliação, apoiamo-nos em Allal, (1999; 2018; 2021). A partir dessa base teórica, analisamos os saberes para ensinar, sobretudo em relação ao dispositivo sequência didática, focalizando a avaliação formativa e a regulação como componentes indispensáveis para aprendizagem e desenvolvimento. A análise mostra que os professores mobilizam diferentes saberes para a construção de sua sequência e, ao mesmo tempo, apresentam algumas dificuldades na compreensão teórica da proposta, o que implica lacunas na construção de uma sequência didática e na sua implementação. Entre elas se destaca a ausência de avaliação formativa e de regulação, um possível indicador de falta de saberes relativos à avaliação. Palavras-chave: Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2564710.4013/cld.2023.211.03Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 42-60Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 42-602177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25647/60749592Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessParahyba, FatihaSilva, Meire Celedonio2023-07-21T22:23:00Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25647Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:23Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
title A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
spellingShingle A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
Parahyba, Fatiha
Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa
title_short A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
title_full A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
title_fullStr A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
title_full_unstemmed A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
title_sort A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
author Parahyba, Fatiha
author_facet Parahyba, Fatiha
Silva, Meire Celedonio
author_role author
author2 Silva, Meire Celedonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parahyba, Fatiha
Silva, Meire Celedonio
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa
topic Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa
description   Este artigo tem por objetivo discutir a relevância do dispositivo sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de produção de gêneros orais e escritos, dando ênfase aos saberes a ele relacionados e, em especial, aos componentes avaliação formativa e regulação. Trata-se de uma pesquisa documental de duas dissertações de 2018, desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado profissional em letras. Este trabalho se ancora nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999), Dolz et al., (1993/2017); Dolz et al., (2001/2004); Hofstetter e Schneuwly (2009); Vanhulle (2009), no contexto da didática das línguas. Para a avaliação, apoiamo-nos em Allal, (1999; 2018; 2021). A partir dessa base teórica, analisamos os saberes para ensinar, sobretudo em relação ao dispositivo sequência didática, focalizando a avaliação formativa e a regulação como componentes indispensáveis para aprendizagem e desenvolvimento. A análise mostra que os professores mobilizam diferentes saberes para a construção de sua sequência e, ao mesmo tempo, apresentam algumas dificuldades na compreensão teórica da proposta, o que implica lacunas na construção de uma sequência didática e na sua implementação. Entre elas se destaca a ausência de avaliação formativa e de regulação, um possível indicador de falta de saberes relativos à avaliação. Palavras-chave: Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25647
10.4013/cld.2023.211.03
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25647
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.211.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25647/60749592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 42-60
Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 42-60
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884585811968