Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
DOI: | 10.4013/cld.2020.182.10 |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.10 |
Resumo: | O Letramento em Avaliação (Stiggins, 1991; Inbar-Lourie, 2008; Fulcher, 2012; Coombe, 2018) dos professores de línguas adicionais em formação inicial e continuada é complexo e possui necessidades únicas (Levi e Inbar-Lourie, 2019). Em 2017, realizei um levantamento eletrônico para verificar a presença do tema Avaliação em Línguas Estrangeiras Modernas nos títulos das disciplinas, nos projetos pedagógicos, nos currículos e nas ementas dos cursos de Letras-Licenciaturas em LEM e dos programas de pós-graduação afins de 50 universidades federais brasileiras. Identifiquei 141 cursos (100%), 17 (12,0%) ofertando disciplinas de Avaliação em LEM e 33 (23,4%) apresentando o tema Avaliação nas ementas de outras disciplinas, com casos em que havia as duas possibilidades. Desses 141 cursos, 4 (2,8%) não disponibilizavam informações online e 39 (27,6%) não disponibilizavam suas ementas. Nos programas de pós-graduação, identificamos 32 (100%) relacionados a LEM, com 4 (12,5%) ofertando disciplinas sobre Avaliação em LEM e 5 (15,6%) mencionando Avaliação em outras ementas. Nenhum caso apresentou as duas possibilidades concomitantemente; 11 (34,3%) não disponibilizaram suas ementas e 2 (6,2%) não disponibilizaram nenhuma informação em seus sítios eletrônicos. Embora esses dados representem parcialmente a realidade brasileira, eles indicam que os cursos de graduação em Letras-Licenciaturas em LEM e os de pós-graduação afins não têm dedicado muito espaço para o Letramento em Avaliação específico que atenda às necessidades da área de línguas.Palavras-chave: Letramento em avaliação de línguas adicionais; Formação de professores de línguas adicionais; Licenciatura em ensino de línguas adicionais. |
id |
Unisinos-3_99db030e7745ab5fad26c23d42f20ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20205 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
spelling |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no BrasilO Letramento em Avaliação (Stiggins, 1991; Inbar-Lourie, 2008; Fulcher, 2012; Coombe, 2018) dos professores de línguas adicionais em formação inicial e continuada é complexo e possui necessidades únicas (Levi e Inbar-Lourie, 2019). Em 2017, realizei um levantamento eletrônico para verificar a presença do tema Avaliação em Línguas Estrangeiras Modernas nos títulos das disciplinas, nos projetos pedagógicos, nos currículos e nas ementas dos cursos de Letras-Licenciaturas em LEM e dos programas de pós-graduação afins de 50 universidades federais brasileiras. Identifiquei 141 cursos (100%), 17 (12,0%) ofertando disciplinas de Avaliação em LEM e 33 (23,4%) apresentando o tema Avaliação nas ementas de outras disciplinas, com casos em que havia as duas possibilidades. Desses 141 cursos, 4 (2,8%) não disponibilizavam informações online e 39 (27,6%) não disponibilizavam suas ementas. Nos programas de pós-graduação, identificamos 32 (100%) relacionados a LEM, com 4 (12,5%) ofertando disciplinas sobre Avaliação em LEM e 5 (15,6%) mencionando Avaliação em outras ementas. Nenhum caso apresentou as duas possibilidades concomitantemente; 11 (34,3%) não disponibilizaram suas ementas e 2 (6,2%) não disponibilizaram nenhuma informação em seus sítios eletrônicos. Embora esses dados representem parcialmente a realidade brasileira, eles indicam que os cursos de graduação em Letras-Licenciaturas em LEM e os de pós-graduação afins não têm dedicado muito espaço para o Letramento em Avaliação específico que atenda às necessidades da área de línguas.Palavras-chave: Letramento em avaliação de línguas adicionais; Formação de professores de línguas adicionais; Licenciatura em ensino de línguas adicionais.Unisinos2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.1010.4013/cld.2020.182.10Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 435-459Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 435-4592177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.10/60747879Quevedo-Camargo, Gladysinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20205Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
title |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
spellingShingle |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil Quevedo-Camargo, Gladys Quevedo-Camargo, Gladys |
title_short |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
title_full |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
title_fullStr |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
title_sort |
Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil |
author |
Quevedo-Camargo, Gladys |
author_facet |
Quevedo-Camargo, Gladys Quevedo-Camargo, Gladys |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quevedo-Camargo, Gladys |
description |
O Letramento em Avaliação (Stiggins, 1991; Inbar-Lourie, 2008; Fulcher, 2012; Coombe, 2018) dos professores de línguas adicionais em formação inicial e continuada é complexo e possui necessidades únicas (Levi e Inbar-Lourie, 2019). Em 2017, realizei um levantamento eletrônico para verificar a presença do tema Avaliação em Línguas Estrangeiras Modernas nos títulos das disciplinas, nos projetos pedagógicos, nos currículos e nas ementas dos cursos de Letras-Licenciaturas em LEM e dos programas de pós-graduação afins de 50 universidades federais brasileiras. Identifiquei 141 cursos (100%), 17 (12,0%) ofertando disciplinas de Avaliação em LEM e 33 (23,4%) apresentando o tema Avaliação nas ementas de outras disciplinas, com casos em que havia as duas possibilidades. Desses 141 cursos, 4 (2,8%) não disponibilizavam informações online e 39 (27,6%) não disponibilizavam suas ementas. Nos programas de pós-graduação, identificamos 32 (100%) relacionados a LEM, com 4 (12,5%) ofertando disciplinas sobre Avaliação em LEM e 5 (15,6%) mencionando Avaliação em outras ementas. Nenhum caso apresentou as duas possibilidades concomitantemente; 11 (34,3%) não disponibilizaram suas ementas e 2 (6,2%) não disponibilizaram nenhuma informação em seus sítios eletrônicos. Embora esses dados representem parcialmente a realidade brasileira, eles indicam que os cursos de graduação em Letras-Licenciaturas em LEM e os de pós-graduação afins não têm dedicado muito espaço para o Letramento em Avaliação específico que atenda às necessidades da área de línguas.Palavras-chave: Letramento em avaliação de línguas adicionais; Formação de professores de línguas adicionais; Licenciatura em ensino de línguas adicionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.10 10.4013/cld.2020.182.10 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.10 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2020.182.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.10/60747879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 435-459 Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 435-459 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1822179426934194176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4013/cld.2020.182.10 |