Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379 |
Resumo: | Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas. |
id |
VERACRUZ-0_00f77dce5a5a2f352f23cc0c18d66ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20379 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experienceEscrita acadêmicaLetramentoEscrita na universidade.Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2037910.34117/bjdv6n11-518Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91360-91367Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91360-91367Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91360-913672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379/16300Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBovo, Ana Paula Martins Corrêa2020-12-16T11:08:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20379Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:27.425489Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
title |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
spellingShingle |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience Bovo, Ana Paula Martins Corrêa Escrita acadêmica Letramento Escrita na universidade. |
title_short |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
title_full |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
title_fullStr |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
title_full_unstemmed |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
title_sort |
Escrita acadêmica: Uma experiência de roteirização / Academic writing: A scripting experience |
author |
Bovo, Ana Paula Martins Corrêa |
author_facet |
Bovo, Ana Paula Martins Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bovo, Ana Paula Martins Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica Letramento Escrita na universidade. |
topic |
Escrita acadêmica Letramento Escrita na universidade. |
description |
Em meio aos desafios de traçar um percurso metodológico que contemple a língua como atividade dialógica gestada no desenrolar de práticas discursivas, apresenta-se o processo de roteirização desenvolvido na disciplina Leitura e Produção Textual numa universidade pública de Minas Gerais. Comungando da perspectiva de que o letramento é processo contínuo de participação em diferenciadas práticas sociais e históricas de leitura e escrita que gera efeitos e consequências para o sujeito, em termos de relações de poder e de possibilidades de inserção social, acredito que há duas dimensões para o desafio da didática da escrita no ensino superior: a formação para a escrita e a formação pela escrita. Dessa maneira, o percurso aqui descrito é parte do planejamento, desenvolvimento e utilização sistemática de métodos e atividades de ensino para projetos educacionais frequentemente apoiados por tecnologias. Destacam-se algumas iniciativas consideradas relevantes para a vivência do aprendizado na disciplina em questão: atividades de escritas de si, produção de minioficinas e valorização do espaço virtual/digital. O desafio que se coloca é o de receber esses sujeitos no seio da universidade e, valorizando o seu saber, construir pontes com outros saberes, desenvolvendo as possibilidades de real inserção desses indivíduos pelo desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas e discursivas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379 10.34117/bjdv6n11-518 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20379/16300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91360-91367 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91360-91367 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91360-91367 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645493563031552 |