Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Larissa Hora
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luna, Rafael Cerqueira Campos, Braga, Adriana de Viveiros, Constante, Francianni Correia, Constante, Francinni Correia, Maia, Luísa Costa de Oliveira, Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli, Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n10-156
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372
Resumo: INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico.  A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19.  Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância.  
id VERACRUZ-0_02888a13f42e70c4601a9e7dff5a8384
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37372
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child developmentDesenvolvimento InfantilTempo De TelaPandemia Covid-19.INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico.  A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19.  Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3737210.34117/bjdv7n10-156Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97125-97133Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97125-97133Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97125-971332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Larissa HoraLuna, Rafael Cerqueira CamposBraga, Adriana de ViveirosConstante, Francianni CorreiaConstante, Francinni CorreiaMaia, Luísa Costa de OliveiraLandim, Rosa Mariana Oliveira AlbagliRodrigues, Roberta Ferreira da Mata2022-02-03T19:58:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37372Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:09.945667Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
title Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
spellingShingle Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
Moreira, Larissa Hora
Desenvolvimento Infantil
Tempo De Tela
Pandemia Covid-19.
Moreira, Larissa Hora
Desenvolvimento Infantil
Tempo De Tela
Pandemia Covid-19.
title_short Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
title_full Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
title_fullStr Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
title_full_unstemmed Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
title_sort Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
author Moreira, Larissa Hora
author_facet Moreira, Larissa Hora
Moreira, Larissa Hora
Luna, Rafael Cerqueira Campos
Braga, Adriana de Viveiros
Constante, Francianni Correia
Constante, Francinni Correia
Maia, Luísa Costa de Oliveira
Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli
Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata
Luna, Rafael Cerqueira Campos
Braga, Adriana de Viveiros
Constante, Francianni Correia
Constante, Francinni Correia
Maia, Luísa Costa de Oliveira
Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli
Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata
author_role author
author2 Luna, Rafael Cerqueira Campos
Braga, Adriana de Viveiros
Constante, Francianni Correia
Constante, Francinni Correia
Maia, Luísa Costa de Oliveira
Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli
Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Larissa Hora
Luna, Rafael Cerqueira Campos
Braga, Adriana de Viveiros
Constante, Francianni Correia
Constante, Francinni Correia
Maia, Luísa Costa de Oliveira
Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli
Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Tempo De Tela
Pandemia Covid-19.
topic Desenvolvimento Infantil
Tempo De Tela
Pandemia Covid-19.
description INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico.  A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19.  Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372
10.34117/bjdv7n10-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97125-97133
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97125-97133
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97125-97133
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183790700658688
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n10-156