Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n10-156 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico. A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19. Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância. |
id |
VERACRUZ-0_02888a13f42e70c4601a9e7dff5a8384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37372 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child developmentDesenvolvimento InfantilTempo De TelaPandemia Covid-19.INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico. A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19. Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3737210.34117/bjdv7n10-156Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97125-97133Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97125-97133Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97125-971332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Larissa HoraLuna, Rafael Cerqueira CamposBraga, Adriana de ViveirosConstante, Francianni CorreiaConstante, Francinni CorreiaMaia, Luísa Costa de OliveiraLandim, Rosa Mariana Oliveira AlbagliRodrigues, Roberta Ferreira da Mata2022-02-03T19:58:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37372Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:09.945667Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
title |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
spellingShingle |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development Moreira, Larissa Hora Desenvolvimento Infantil Tempo De Tela Pandemia Covid-19. Moreira, Larissa Hora Desenvolvimento Infantil Tempo De Tela Pandemia Covid-19. |
title_short |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
title_full |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
title_fullStr |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
title_full_unstemmed |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
title_sort |
Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development |
author |
Moreira, Larissa Hora |
author_facet |
Moreira, Larissa Hora Moreira, Larissa Hora Luna, Rafael Cerqueira Campos Braga, Adriana de Viveiros Constante, Francianni Correia Constante, Francinni Correia Maia, Luísa Costa de Oliveira Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata Luna, Rafael Cerqueira Campos Braga, Adriana de Viveiros Constante, Francianni Correia Constante, Francinni Correia Maia, Luísa Costa de Oliveira Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata |
author_role |
author |
author2 |
Luna, Rafael Cerqueira Campos Braga, Adriana de Viveiros Constante, Francianni Correia Constante, Francinni Correia Maia, Luísa Costa de Oliveira Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Larissa Hora Luna, Rafael Cerqueira Campos Braga, Adriana de Viveiros Constante, Francianni Correia Constante, Francinni Correia Maia, Luísa Costa de Oliveira Landim, Rosa Mariana Oliveira Albagli Rodrigues, Roberta Ferreira da Mata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Tempo De Tela Pandemia Covid-19. |
topic |
Desenvolvimento Infantil Tempo De Tela Pandemia Covid-19. |
description |
INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico. A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19. Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372 10.34117/bjdv7n10-156 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97125-97133 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97125-97133 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97125-97133 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183790700658688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-156 |