Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente. |
id |
VERACRUZ-0_02a5d7d3538ef4eff7bae0487f719779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20281 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institutionCurrículo EscolarBase Nacional Comum CurricularMeio Ambiente.O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2028110.34117/bjdv6n11-470Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90700-90707Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90700-90707Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90700-907072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281/16220Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Anny KarinyMaia, Carlos Vangerre de AlmeidaSilva, Antônio Carlos Alves daGomes, Maria AntuniziaMaciel, Harine MatosLavor, Anna Ariane Araújo deMachado, Érica Priscila Carvalho de LimaDias, Amanda Ferreira2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20281Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:24.479673Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
title |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
spellingShingle |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution Feitosa, Anny Kariny Currículo Escolar Base Nacional Comum Curricular Meio Ambiente. |
title_short |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
title_full |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
title_fullStr |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
title_sort |
Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution |
author |
Feitosa, Anny Kariny |
author_facet |
Feitosa, Anny Kariny Maia, Carlos Vangerre de Almeida Silva, Antônio Carlos Alves da Gomes, Maria Antunizia Maciel, Harine Matos Lavor, Anna Ariane Araújo de Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima Dias, Amanda Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Carlos Vangerre de Almeida Silva, Antônio Carlos Alves da Gomes, Maria Antunizia Maciel, Harine Matos Lavor, Anna Ariane Araújo de Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima Dias, Amanda Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Anny Kariny Maia, Carlos Vangerre de Almeida Silva, Antônio Carlos Alves da Gomes, Maria Antunizia Maciel, Harine Matos Lavor, Anna Ariane Araújo de Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima Dias, Amanda Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Escolar Base Nacional Comum Curricular Meio Ambiente. |
topic |
Currículo Escolar Base Nacional Comum Curricular Meio Ambiente. |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281 10.34117/bjdv6n11-470 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281/16220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90700-90707 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90700-90707 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90700-90707 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645493464465408 |