Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Anny Kariny
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maia, Carlos Vangerre de Almeida, Silva, Antônio Carlos Alves da, Gomes, Maria Antunizia, Maciel, Harine Matos, Lavor, Anna Ariane Araújo de, Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima, Dias, Amanda Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente.  
id VERACRUZ-0_02a5d7d3538ef4eff7bae0487f719779
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20281
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institutionCurrículo EscolarBase Nacional Comum CurricularMeio Ambiente.O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2028110.34117/bjdv6n11-470Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90700-90707Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90700-90707Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90700-907072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281/16220Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Anny KarinyMaia, Carlos Vangerre de AlmeidaSilva, Antônio Carlos Alves daGomes, Maria AntuniziaMaciel, Harine MatosLavor, Anna Ariane Araújo deMachado, Érica Priscila Carvalho de LimaDias, Amanda Ferreira2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20281Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:24.479673Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
title Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
spellingShingle Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
Feitosa, Anny Kariny
Currículo Escolar
Base Nacional Comum Curricular
Meio Ambiente.
title_short Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
title_full Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
title_fullStr Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
title_full_unstemmed Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
title_sort Educação ambiental e currículo escolar na educação profissional: um estudo de caso de uma instituição federal de ensino / Environmental education and school curriculum in professional education: a case study of a federal educational institution
author Feitosa, Anny Kariny
author_facet Feitosa, Anny Kariny
Maia, Carlos Vangerre de Almeida
Silva, Antônio Carlos Alves da
Gomes, Maria Antunizia
Maciel, Harine Matos
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima
Dias, Amanda Ferreira
author_role author
author2 Maia, Carlos Vangerre de Almeida
Silva, Antônio Carlos Alves da
Gomes, Maria Antunizia
Maciel, Harine Matos
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima
Dias, Amanda Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Anny Kariny
Maia, Carlos Vangerre de Almeida
Silva, Antônio Carlos Alves da
Gomes, Maria Antunizia
Maciel, Harine Matos
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Machado, Érica Priscila Carvalho de Lima
Dias, Amanda Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Escolar
Base Nacional Comum Curricular
Meio Ambiente.
topic Currículo Escolar
Base Nacional Comum Curricular
Meio Ambiente.
description O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes dos cursos técnicos de uma instituição de ensino, no interior do Estado do Ceará, quanto à Educação Ambiental e o currículo escolar na educação profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico (survey), constando questões abertas, baseando-se na pesquisa realizada por Castilho e Vieira Neto, (2014). Como resultados, destaca-se que: 50% dos professores participantes admitem que a educação ambiental faça parte do currículo do curso em que atuam; 100% dos docentes concordaram que é essencial o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental na Educação Profissional; e, 40% concordaram que desenvolvem atividades referentes à Educação Ambiental na prática docente. Estes resultados demostram que continua sendo um desafio a implementação da educação ambiental articulada a uma prática educativa integrada, contínua e permanente.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281
10.34117/bjdv6n11-470
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20281/16220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90700-90707
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90700-90707
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90700-90707
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645493464465408