O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliani, Lívia Monti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vicentini, Beatriz Santucci, Juliani, Camila De Oliveira, Bernardes, Leonardo José Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900
Resumo: O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento.
id VERACRUZ-0_1c5afc56abc37dc5987448b7e9290df4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42900
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspectiveEnsino remoto emergencialEnsino híbridoEducação na graduaçãoEngenharia de produçãoestudantes.O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4290010.34117/bjdv8n1-325Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 4901-4916Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 4901-4916Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 4901-49162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliani, Lívia MontiVicentini, Beatriz SantucciJuliani, Camila De OliveiraBernardes, Leonardo José Faria2022-04-28T19:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42900Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:07.725105Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
title O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
spellingShingle O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
Juliani, Lívia Monti
Ensino remoto emergencial
Ensino híbrido
Educação na graduação
Engenharia de produção
estudantes.
title_short O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
title_full O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
title_fullStr O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
title_full_unstemmed O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
title_sort O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
author Juliani, Lívia Monti
author_facet Juliani, Lívia Monti
Vicentini, Beatriz Santucci
Juliani, Camila De Oliveira
Bernardes, Leonardo José Faria
author_role author
author2 Vicentini, Beatriz Santucci
Juliani, Camila De Oliveira
Bernardes, Leonardo José Faria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliani, Lívia Monti
Vicentini, Beatriz Santucci
Juliani, Camila De Oliveira
Bernardes, Leonardo José Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Ensino híbrido
Educação na graduação
Engenharia de produção
estudantes.
topic Ensino remoto emergencial
Ensino híbrido
Educação na graduação
Engenharia de produção
estudantes.
description O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900
10.34117/bjdv8n1-325
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 4901-4916
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 4901-4916
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 4901-4916
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645578990518272