O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900 |
Resumo: | O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_1c5afc56abc37dc5987448b7e9290df4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42900 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspectiveEnsino remoto emergencialEnsino híbridoEducação na graduaçãoEngenharia de produçãoestudantes.O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4290010.34117/bjdv8n1-325Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 4901-4916Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 4901-4916Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 4901-49162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliani, Lívia MontiVicentini, Beatriz SantucciJuliani, Camila De OliveiraBernardes, Leonardo José Faria2022-04-28T19:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42900Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:07.725105Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
title |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
spellingShingle |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective Juliani, Lívia Monti Ensino remoto emergencial Ensino híbrido Educação na graduação Engenharia de produção estudantes. |
title_short |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
title_full |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
title_fullStr |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
title_full_unstemmed |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
title_sort |
O ensino remoto emergencial em curso de engenharia de produção: perspectiva de estudantes / The emergency remote teaching in a production engineering course: students' perspective |
author |
Juliani, Lívia Monti |
author_facet |
Juliani, Lívia Monti Vicentini, Beatriz Santucci Juliani, Camila De Oliveira Bernardes, Leonardo José Faria |
author_role |
author |
author2 |
Vicentini, Beatriz Santucci Juliani, Camila De Oliveira Bernardes, Leonardo José Faria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliani, Lívia Monti Vicentini, Beatriz Santucci Juliani, Camila De Oliveira Bernardes, Leonardo José Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial Ensino híbrido Educação na graduação Engenharia de produção estudantes. |
topic |
Ensino remoto emergencial Ensino híbrido Educação na graduação Engenharia de produção estudantes. |
description |
O presente artigo objetiva descrever a experiência de estudantes de graduação em engenharia de produção na vivência do ensino remoto emergencial na pandemia por covid-19. Utilizou-se o método relato de experiência de graduandos vinculados a diferentes universidades públicas, relativo ao período 2020-2021. Os resultados extraídos da experiência dos estudantes foram discutidos à luz da literatura, dada à importância do tema e suas implicações na reorganização do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam aspectos de enfrentamento da nova realidade, de apoio necessário e desafios para o futuro. Foram evidenciadas dificuldades com organização, motivação e sobrecarga. Os principais êxitos do ensino remoto, segundo os estudantes, dependem da existência de cronograma e do apoio fornecido por familiares e instituições de ensino. A importância do relato é contribuir com a necessária reflexão do que ocorre com os processos educativos na atualidade. O dinamismo global, que impacta em competências exigidas do engenheiro de produção e impõe ao ensino de graduação capacidade de acompanhar a evolução social, tecnológica e de conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900 10.34117/bjdv8n1-325 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42900/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 4901-4916 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 4901-4916 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 4901-4916 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645578990518272 |