Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaizer , Betânia Mafra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zerbini, Thaís, de Paiva, Anderson Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450
Resumo: Este artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país.
id VERACRUZ-0_1d8ceaaa90dd106ddaf4d3dcf592a43e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54450
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemicensino de engenhariatecnologias digitaisensino remoto emergencialeducação a distânciaEste artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5445010.34117/bjdv8n11-003iBrazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70650-70667Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70650-70667Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70650-706672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450/40248Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessKaizer , Betânia MafraZerbini, Thaísde Paiva, Anderson Paulo2022-11-30T19:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54450Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:23.741900Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
title Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
spellingShingle Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
Kaizer , Betânia Mafra
ensino de engenharia
tecnologias digitais
ensino remoto emergencial
educação a distância
title_short Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
title_full Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
title_fullStr Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
title_full_unstemmed Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
title_sort Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
author Kaizer , Betânia Mafra
author_facet Kaizer , Betânia Mafra
Zerbini, Thaís
de Paiva, Anderson Paulo
author_role author
author2 Zerbini, Thaís
de Paiva, Anderson Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaizer , Betânia Mafra
Zerbini, Thaís
de Paiva, Anderson Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de engenharia
tecnologias digitais
ensino remoto emergencial
educação a distância
topic ensino de engenharia
tecnologias digitais
ensino remoto emergencial
educação a distância
description Este artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450
10.34117/bjdv8n11-003i
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-003i
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450/40248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paiva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paiva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70650-70667
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70650-70667
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70650-70667
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645618992644096