Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartorio, Lucia Ap. Valadares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775
Resumo: O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores.
id VERACRUZ-0_225fac90b14f0c2ca35c35c692569ac3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46775
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in disputeprofissão docenteformação de professoresreformas educacionaisperspectivas em disputas.O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4677510.34117/bjdv8n4-379Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28549-28562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28549-28562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28549-285622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSartorio, Lucia Ap. Valadares2022-06-22T19:44:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46775Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:36.522505Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
title Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
spellingShingle Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
Sartorio, Lucia Ap. Valadares
profissão docente
formação de professores
reformas educacionais
perspectivas em disputas.
title_short Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
title_full Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
title_fullStr Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
title_full_unstemmed Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
title_sort Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
author Sartorio, Lucia Ap. Valadares
author_facet Sartorio, Lucia Ap. Valadares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartorio, Lucia Ap. Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv profissão docente
formação de professores
reformas educacionais
perspectivas em disputas.
topic profissão docente
formação de professores
reformas educacionais
perspectivas em disputas.
description O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775
10.34117/bjdv8n4-379
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28549-28562
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28549-28562
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28549-28562
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645592350425088