Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775 |
Resumo: | O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores. |
id |
VERACRUZ-0_225fac90b14f0c2ca35c35c692569ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46775 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in disputeprofissão docenteformação de professoresreformas educacionaisperspectivas em disputas.O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4677510.34117/bjdv8n4-379Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28549-28562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28549-28562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28549-285622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSartorio, Lucia Ap. Valadares2022-06-22T19:44:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46775Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:36.522505Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
title |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
spellingShingle |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute Sartorio, Lucia Ap. Valadares profissão docente formação de professores reformas educacionais perspectivas em disputas. |
title_short |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
title_full |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
title_fullStr |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
title_full_unstemmed |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
title_sort |
Profissão docente e formação de professores: propostas e perspectivas em disputa1 / The teaching profession and teacher education: proposals and perspectives in dispute |
author |
Sartorio, Lucia Ap. Valadares |
author_facet |
Sartorio, Lucia Ap. Valadares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartorio, Lucia Ap. Valadares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissão docente formação de professores reformas educacionais perspectivas em disputas. |
topic |
profissão docente formação de professores reformas educacionais perspectivas em disputas. |
description |
O presente estudo põe em questão as reformas educacionais em curso e as alterações relacionadas às bases da educação, seus fundamentos e proposituras, que atingem diretamente a formação dos estudantes e, tangencialmente, a formação de professores e o exercício da profissão docente, perspectiva que requer atenção sobre os seus desdobramentos, para além das condições colocadas na imediaticidade. Através de pesquisa qualitativa e análise de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar as mediações existentes entre o objeto e sua função social, conforme as premissas do pensamento lukacsiano, o que propiciou a compreensão do processo histórico, a visualização de perspectivas formativas distintas e sua aplicação nas políticas direcionadas à formação de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775 10.34117/bjdv8n4-379 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46775/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28549-28562 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28549-28562 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28549-28562 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645592350425088 |