Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa interativo visuo-motor (PIVM) na capacidade de nomeação automatizada e leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem (DA). Participaram deste estudo 40 crianças com idade entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis. Os participantes foram divididos em (GA – 20 crianças que apresentem DA e que realizaram o PIVM; GB – 20 crianças com DA que não realizaram o PIVM. Sendo o PIVM composto por um jogo eletrônico, onde o participante controlava através dos movimentos oculares três cubos, não permitindo que estes chegassem até o lado inferior da tela, com duração de 10 minutos cada sessão (total de 20 sessões). Para a avaliação para avaliação da capacidade de nomeação automatizada as crianças foram submetidas ao teste de nomeação de cores de Denckla e para avaliação da leitura as crianças foram submetidas ao protocolo de Compreensão Leitora. Ambos os grupos foram avaliados em antes e após do PIVM. Nossos resultados mostram que após serem submetidos ao PIVM as crianças do GA obtiveram um desempenho superior aos participantes do GB em ±25%, desempenho este que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney mostrou ser significante pois revelou um p <0,01. Já em relação ao teste de compreensão leitora após serem submetidos ao PIVM os participantes do GA obtiveram um desempenho superior de ±18% em relação aos participantes do grupo B. Cabe ressaltar que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney a superioridade dos participantes do grupo A comentada anteriormente também mostrou-se significante pois foi revelado um p<0,01. Desta forma, nossos dados indicam que o PIVM provavelmente contribuiu como um fator influenciador para a otimização da capacidade de acesso lexical e na capacidade leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_23bebacb6c86f0da39cfa6b2159fd856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2401 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspectiveIntegração Visuo-motoraCriançasDificuldades de Aprendizagemneuropsicopedagogia.O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa interativo visuo-motor (PIVM) na capacidade de nomeação automatizada e leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem (DA). Participaram deste estudo 40 crianças com idade entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis. Os participantes foram divididos em (GA – 20 crianças que apresentem DA e que realizaram o PIVM; GB – 20 crianças com DA que não realizaram o PIVM. Sendo o PIVM composto por um jogo eletrônico, onde o participante controlava através dos movimentos oculares três cubos, não permitindo que estes chegassem até o lado inferior da tela, com duração de 10 minutos cada sessão (total de 20 sessões). Para a avaliação para avaliação da capacidade de nomeação automatizada as crianças foram submetidas ao teste de nomeação de cores de Denckla e para avaliação da leitura as crianças foram submetidas ao protocolo de Compreensão Leitora. Ambos os grupos foram avaliados em antes e após do PIVM. Nossos resultados mostram que após serem submetidos ao PIVM as crianças do GA obtiveram um desempenho superior aos participantes do GB em ±25%, desempenho este que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney mostrou ser significante pois revelou um p <0,01. Já em relação ao teste de compreensão leitora após serem submetidos ao PIVM os participantes do GA obtiveram um desempenho superior de ±18% em relação aos participantes do grupo B. Cabe ressaltar que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney a superioridade dos participantes do grupo A comentada anteriormente também mostrou-se significante pois foi revelado um p<0,01. Desta forma, nossos dados indicam que o PIVM provavelmente contribuiu como um fator influenciador para a otimização da capacidade de acesso lexical e na capacidade leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/240110.34117/bjdv5n7-135Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9499-9509Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9499-9509Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9499-95092525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401/2421Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Deizeane da CostaPinheiro, Aline CabreiraCabral, CaioCardoso, Fabrício Bruno2020-05-22T22:28:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2401Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:49.008876Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
title |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
spellingShingle |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective Abreu, Deizeane da Costa Integração Visuo-motora Crianças Dificuldades de Aprendizagem neuropsicopedagogia. |
title_short |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
title_full |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
title_fullStr |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
title_full_unstemmed |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
title_sort |
Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective |
author |
Abreu, Deizeane da Costa |
author_facet |
Abreu, Deizeane da Costa Pinheiro, Aline Cabreira Cabral, Caio Cardoso, Fabrício Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Aline Cabreira Cabral, Caio Cardoso, Fabrício Bruno |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Deizeane da Costa Pinheiro, Aline Cabreira Cabral, Caio Cardoso, Fabrício Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Visuo-motora Crianças Dificuldades de Aprendizagem neuropsicopedagogia. |
topic |
Integração Visuo-motora Crianças Dificuldades de Aprendizagem neuropsicopedagogia. |
description |
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa interativo visuo-motor (PIVM) na capacidade de nomeação automatizada e leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem (DA). Participaram deste estudo 40 crianças com idade entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis. Os participantes foram divididos em (GA – 20 crianças que apresentem DA e que realizaram o PIVM; GB – 20 crianças com DA que não realizaram o PIVM. Sendo o PIVM composto por um jogo eletrônico, onde o participante controlava através dos movimentos oculares três cubos, não permitindo que estes chegassem até o lado inferior da tela, com duração de 10 minutos cada sessão (total de 20 sessões). Para a avaliação para avaliação da capacidade de nomeação automatizada as crianças foram submetidas ao teste de nomeação de cores de Denckla e para avaliação da leitura as crianças foram submetidas ao protocolo de Compreensão Leitora. Ambos os grupos foram avaliados em antes e após do PIVM. Nossos resultados mostram que após serem submetidos ao PIVM as crianças do GA obtiveram um desempenho superior aos participantes do GB em ±25%, desempenho este que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney mostrou ser significante pois revelou um p <0,01. Já em relação ao teste de compreensão leitora após serem submetidos ao PIVM os participantes do GA obtiveram um desempenho superior de ±18% em relação aos participantes do grupo B. Cabe ressaltar que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney a superioridade dos participantes do grupo A comentada anteriormente também mostrou-se significante pois foi revelado um p<0,01. Desta forma, nossos dados indicam que o PIVM provavelmente contribuiu como um fator influenciador para a otimização da capacidade de acesso lexical e na capacidade leitura de crianças com dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401 10.34117/bjdv5n7-135 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9499-9509 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9499-9509 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9499-9509 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645420172148736 |