Os efeitos de um programa de integração visuo-motora na capacidade de leitura de crianças com diificuldades de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica / The effects of an visual motor integration program in the capacity of reading children with learning difficulties in a neuropsychopedagogical perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Deizeane da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Aline Cabreira, Cabral, Caio, Cardoso, Fabrício Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2401
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa interativo visuo-motor (PIVM)  na capacidade de nomeação automatizada e leitura de  crianças com dificuldades de aprendizagem (DA). Participaram deste estudo 40 crianças com idade entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis. Os participantes foram divididos  em (GA – 20 crianças que apresentem DA e que realizaram o PIVM; GB – 20 crianças com DA que não realizaram o PIVM. Sendo o PIVM composto por um jogo eletrônico,  onde o participante controlava através dos movimentos oculares três cubos, não permitindo que estes chegassem até o lado inferior da tela, com duração de 10 minutos cada sessão (total de 20 sessões). Para a avaliação para avaliação da capacidade de nomeação automatizada as crianças foram submetidas ao teste de nomeação de cores de Denckla e para avaliação da leitura as crianças foram submetidas ao protocolo de Compreensão Leitora.  Ambos os grupos foram avaliados em antes e após do PIVM. Nossos resultados mostram que após serem submetidos ao  PIVM as crianças do GA obtiveram um desempenho superior aos participantes do GB em ±25%, desempenho este que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney mostrou ser significante pois revelou um p <0,01. Já em relação ao teste de compreensão leitora após serem submetidos ao PIVM os participantes do GA obtiveram um desempenho superior de ±18% em relação aos participantes do grupo B. Cabe ressaltar que através do teste estatístico Teste de Mann-Whitney a superioridade dos participantes do grupo A comentada anteriormente também mostrou-se significante pois foi revelado um p<0,01. Desta forma, nossos dados indicam que o PIVM provavelmente contribuiu como um fator influenciador para a otimização da capacidade de acesso lexical e na capacidade leitura de crianças com  dificuldades de aprendizagem.  
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