O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas. |
id |
VERACRUZ-0_25590cdb3eaf95f97ea304635a3420b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16639 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deafSurdezEducação BilíngueLIBRAS.Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1663910.34117/bjdv6n9-338Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68543-68555Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68543-68555Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68543-685552525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639/13591Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Rayssa da Conceição BritoCosta, Rildo2020-10-14T16:32:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16639Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:42.626225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
title |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
spellingShingle |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf de Souza, Rayssa da Conceição Brito Surdez Educação Bilíngue LIBRAS. |
title_short |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
title_full |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
title_fullStr |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
title_sort |
O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf |
author |
de Souza, Rayssa da Conceição Brito |
author_facet |
de Souza, Rayssa da Conceição Brito Costa, Rildo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rildo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Rayssa da Conceição Brito Costa, Rildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Educação Bilíngue LIBRAS. |
topic |
Surdez Educação Bilíngue LIBRAS. |
description |
Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639 10.34117/bjdv6n9-338 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639/13591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68543-68555 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68543-68555 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68543-68555 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645478756089856 |