O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Rayssa da Conceição Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Rildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639
Resumo: Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas.  
id VERACRUZ-0_25590cdb3eaf95f97ea304635a3420b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16639
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deafSurdezEducação BilíngueLIBRAS.Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1663910.34117/bjdv6n9-338Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68543-68555Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68543-68555Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68543-685552525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639/13591Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Rayssa da Conceição BritoCosta, Rildo2020-10-14T16:32:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16639Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:42.626225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
title O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
spellingShingle O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
de Souza, Rayssa da Conceição Brito
Surdez
Educação Bilíngue
LIBRAS.
title_short O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
title_full O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
title_fullStr O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
title_full_unstemmed O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
title_sort O processo de alfabetização e letramento dos surdos / The process of literacy and literacy of the deaf
author de Souza, Rayssa da Conceição Brito
author_facet de Souza, Rayssa da Conceição Brito
Costa, Rildo
author_role author
author2 Costa, Rildo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Rayssa da Conceição Brito
Costa, Rildo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação Bilíngue
LIBRAS.
topic Surdez
Educação Bilíngue
LIBRAS.
description Este trabalho tem como proposta dissertar sobre o processo para a alfabetização e letramento dos surdos em nosso contexto histórico, e objetiva identificar sobre a história, filosofias e a evolução dos métodos e processos educacionais criados para os alunos com surdez. Além de analisar sobre os limites e possibilidades atualmente para o letramento e alfabetização dos surdos. E também, propor conhecimentos dos fundamentos históricos da educação de surdos, para que seja possível identificar seus espaços, suas possibilidades de emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo. A coleta dos dados foi construída através de pesquisas bibliográficas que permitiram a construção de referências para fomentar tal discursão sobre a realidade dos fatos. Justifica-se esta pesquisa devido a todos os povos terem importantes características em comum, mesmo que sua construção seja de forma diferente, sendo possível identificar através da linguagem, todos a possuem, mas cada um da maneira mais apropriada ao seu grupo. Por fim, é necessário anunciar que como qualquer objeto discursivo a educação bilíngue, tal como nos propusemos a discuti-la neste trabalho, não se apresenta como uma proposta de consenso que responda aos anseios de todas as pessoas surdas.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639
10.34117/bjdv6n9-338
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16639/13591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68543-68555
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68543-68555
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68543-68555
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645478756089856