Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Adriele Maiara Carneiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Aline Heveny Sousa, Barbosa, Anabela Aparecida Silva, Carvalho, Rafael Nink de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152
Resumo: As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das  trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior.
id VERACRUZ-0_25d5f68cdf3f2b064c5e736367451b4a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39152
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaDAcessibilidadeTrilhas de AprendizagemAVA.As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das  trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3915210.34117/bjdv7n11-094Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103082-103103Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103082-103103Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103082-1031032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Adriele Maiara CarneiroDias, Aline Heveny SousaBarbosa, Anabela Aparecida SilvaCarvalho, Rafael Nink de2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39152Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:35.200222Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
title Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
spellingShingle Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
Muniz, Adriele Maiara Carneiro
Acessibilidade
Trilhas de Aprendizagem
AVA.
title_short Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
title_full Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
title_fullStr Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
title_full_unstemmed Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
title_sort Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
author Muniz, Adriele Maiara Carneiro
author_facet Muniz, Adriele Maiara Carneiro
Dias, Aline Heveny Sousa
Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Carvalho, Rafael Nink de
author_role author
author2 Dias, Aline Heveny Sousa
Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Carvalho, Rafael Nink de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Adriele Maiara Carneiro
Dias, Aline Heveny Sousa
Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Carvalho, Rafael Nink de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Trilhas de Aprendizagem
AVA.
topic Acessibilidade
Trilhas de Aprendizagem
AVA.
description As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das  trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152
10.34117/bjdv7n11-094
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103082-103103
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103082-103103
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103082-103103
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565566648320