Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152 |
Resumo: | As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior. |
id |
VERACRUZ-0_25d5f68cdf3f2b064c5e736367451b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39152 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaDAcessibilidadeTrilhas de AprendizagemAVA.As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3915210.34117/bjdv7n11-094Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103082-103103Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103082-103103Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103082-1031032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Adriele Maiara CarneiroDias, Aline Heveny SousaBarbosa, Anabela Aparecida SilvaCarvalho, Rafael Nink de2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39152Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:35.200222Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
title |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
spellingShingle |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD Muniz, Adriele Maiara Carneiro Acessibilidade Trilhas de Aprendizagem AVA. |
title_short |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
title_full |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
title_fullStr |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
title_full_unstemmed |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
title_sort |
Trilhas de aprendizagem e elementos de acessibilidade digital na EaD Amazônica/ Learning trails and elements of digital accessibility in Amazonian EaD |
author |
Muniz, Adriele Maiara Carneiro |
author_facet |
Muniz, Adriele Maiara Carneiro Dias, Aline Heveny Sousa Barbosa, Anabela Aparecida Silva Carvalho, Rafael Nink de |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Aline Heveny Sousa Barbosa, Anabela Aparecida Silva Carvalho, Rafael Nink de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Adriele Maiara Carneiro Dias, Aline Heveny Sousa Barbosa, Anabela Aparecida Silva Carvalho, Rafael Nink de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Trilhas de Aprendizagem AVA. |
topic |
Acessibilidade Trilhas de Aprendizagem AVA. |
description |
As Trilhas de Aprendizagem podem ser identificadas por estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem de discentes baseadas na personalização. Dentro da dinâmica de aprendizagem, alguns elementos podem ser facilitadores. Os recursos de acessibilidade, em conjunto com as classificações de trilha de aprendizagem, serviram de base para avaliar os ambientes virtuais de duas instituições distintas de ensino particulares, de dois cursos diferentes, um focado na área de tecnologia e outro na área da saúde. A metodologia utilizada baseou-se na análise das páginas dos ambientes virtuais de aprendizagem, visando estabelecer os principais elementos de acessibilidade apresentados e os formatos das trilhas utilizadas pelas instituições. Observa-se que uma das plataformas possui alguns elementos de acessibilidade e a outra possui elementos de acessibilidade mais intuitivos, o que favorece o uso das trilhas de formas diferentes, na busca do melhor aproveitamento dos alunos nestas instituições. Dessa forma, a ampliação do tema no presente estudo, torna-se essencial para o avanço do conhecimento científico sobre trilhas de aprendizagem, como ferramenta de melhoria do percurso educacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Acessibilidade, contribuindo assim para a desmistificação e aplicabilidade deste conceito no processo pedagógico entre as principais instituições de ensino superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152 10.34117/bjdv7n11-094 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39152/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103082-103103 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103082-103103 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103082-103103 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645565566648320 |