O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanati, Fernanda Letícia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brasil, Guilherme da Costa, Carneiro, Karen Karoline Gouveia, Pereira, Alayne Larissa Martins, Silva, Irani Camilo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351
Resumo: no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais.
id VERACRUZ-0_2a0a6a17c020fa34caa0e2476a48a56d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34351
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative reviewEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemEnsinoAprendizagemAprendizagem ativa.no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3435110.34117/bjdv7n8-293Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80094-80110Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80094-80110Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80094-801102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampanati, Fernanda Letícia da SilvaBrasil, Guilherme da CostaCarneiro, Karen Karoline GouveiaPereira, Alayne Larissa MartinsSilva, Irani Camilo de Souza2021-09-16T20:49:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34351Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:00.883751Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
title O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
spellingShingle O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
Campanati, Fernanda Letícia da Silva
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Aprendizagem ativa.
title_short O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
title_full O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
title_fullStr O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
title_full_unstemmed O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
title_sort O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
author Campanati, Fernanda Letícia da Silva
author_facet Campanati, Fernanda Letícia da Silva
Brasil, Guilherme da Costa
Carneiro, Karen Karoline Gouveia
Pereira, Alayne Larissa Martins
Silva, Irani Camilo de Souza
author_role author
author2 Brasil, Guilherme da Costa
Carneiro, Karen Karoline Gouveia
Pereira, Alayne Larissa Martins
Silva, Irani Camilo de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanati, Fernanda Letícia da Silva
Brasil, Guilherme da Costa
Carneiro, Karen Karoline Gouveia
Pereira, Alayne Larissa Martins
Silva, Irani Camilo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Aprendizagem ativa.
topic Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Aprendizagem ativa.
description no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351
10.34117/bjdv7n8-293
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80094-80110
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80094-80110
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80094-80110
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645551662530560