O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351 |
Resumo: | no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais. |
id |
VERACRUZ-0_2a0a6a17c020fa34caa0e2476a48a56d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34351 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative reviewEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemEnsinoAprendizagemAprendizagem ativa.no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3435110.34117/bjdv7n8-293Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80094-80110Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80094-80110Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80094-801102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampanati, Fernanda Letícia da SilvaBrasil, Guilherme da CostaCarneiro, Karen Karoline GouveiaPereira, Alayne Larissa MartinsSilva, Irani Camilo de Souza2021-09-16T20:49:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34351Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:00.883751Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
title |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
spellingShingle |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review Campanati, Fernanda Letícia da Silva Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Aprendizagem ativa. |
title_short |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
title_full |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
title_fullStr |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
title_full_unstemmed |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
title_sort |
O uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem no contexto brasileiro: uma revisão integrativa / The use of active methodologies in nursing teaching in the brazilian context: an integrative review |
author |
Campanati, Fernanda Letícia da Silva |
author_facet |
Campanati, Fernanda Letícia da Silva Brasil, Guilherme da Costa Carneiro, Karen Karoline Gouveia Pereira, Alayne Larissa Martins Silva, Irani Camilo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Guilherme da Costa Carneiro, Karen Karoline Gouveia Pereira, Alayne Larissa Martins Silva, Irani Camilo de Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campanati, Fernanda Letícia da Silva Brasil, Guilherme da Costa Carneiro, Karen Karoline Gouveia Pereira, Alayne Larissa Martins Silva, Irani Camilo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Aprendizagem ativa. |
topic |
Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Aprendizagem ativa. |
description |
no ensino da Enfermagem no cenário brasileiro a partir de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Medline e BDENF, no período de 2015 a 2020, com base na seguinte questão norteadora: Quais são as metodologias ativas que vêm sendo utilizadas no ensino de enfermagem para a formação de um aluno crítico-reflexivo? Dentre os 60 artigos encontrados inicialmente, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 07 estudos foram selecionados para análise. A utilização de metodologias ativas, enquanto estratégia pedagógica de ensino na área da Enfermagem, demonstrou possuir grande potencial para o desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo no discente, ao inserir espaços e diálogos alternativos à tradicional sala de aula e aula expositiva. É possível perceber a necessidade da formação de profissionais com potencial para a transformação da realidade social, diante disso, aconselha-se lançar mão do uso de novas metodologias educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351 10.34117/bjdv7n8-293 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34351/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80094-80110 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80094-80110 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80094-80110 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645551662530560 |