A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Juliana de Cássia Freire
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567
Resumo: A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência.
id VERACRUZ-0_2e307ff61c659b03267988c178c49d93
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41567
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education contextBrincadeiraCriançasProfessorasConcepções.A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4156710.34117/bjdv7n12-555Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118486-118495Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118486-118495Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118486-1184952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Juliana de Cássia Freire2022-04-12T00:07:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41567Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:35.555392Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
title A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
spellingShingle A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
Pompeu, Juliana de Cássia Freire
Brincadeira
Crianças
Professoras
Concepções.
title_short A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
title_full A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
title_fullStr A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
title_full_unstemmed A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
title_sort A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
author Pompeu, Juliana de Cássia Freire
author_facet Pompeu, Juliana de Cássia Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Juliana de Cássia Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Crianças
Professoras
Concepções.
topic Brincadeira
Crianças
Professoras
Concepções.
description A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567
10.34117/bjdv7n12-555
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118486-118495
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118486-118495
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118486-118495
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574680870912