A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567 |
Resumo: | A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência. |
id |
VERACRUZ-0_2e307ff61c659b03267988c178c49d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41567 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education contextBrincadeiraCriançasProfessorasConcepções.A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4156710.34117/bjdv7n12-555Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118486-118495Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118486-118495Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118486-1184952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Juliana de Cássia Freire2022-04-12T00:07:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41567Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:35.555392Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
title |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
spellingShingle |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context Pompeu, Juliana de Cássia Freire Brincadeira Crianças Professoras Concepções. |
title_short |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
title_full |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
title_fullStr |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
title_full_unstemmed |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
title_sort |
A brincadeira na educação infantil: Concepções de crianças e professoras de um contexto de educação infantil / Play in early childhood education: Conceptions of children and teachers in an early childhood education context |
author |
Pompeu, Juliana de Cássia Freire |
author_facet |
Pompeu, Juliana de Cássia Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Juliana de Cássia Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Crianças Professoras Concepções. |
topic |
Brincadeira Crianças Professoras Concepções. |
description |
A presente pesquisa buscará apreender as concepções de crianças e professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acerca da brincadeira. Esta investigação foi antecedida por uma reflexão das obras do teórico Vygotsky e dos pesquisadores Kishimoto, Horn, Hoyuelos, Martins, Riera. Desta forma pude me apropriar com a temática em evidência e me instigar a dar continuidade aos estudos iniciados na graduação com a pesquisa da monografia, na qual abordei a temática da brincadeira. O interesse em estudar sobre a brincadeira surgiu a partir da minha experiência como monitora da disciplina Contribuições das Teorias Psicogenéticas para a Educação de Crianças, no curso de Pedagogia da UECE. No exercício da monitoria pude estudar diversos assuntos no âmbito da Educação Infantil e foi então que as minhas pesquisas começaram a ser direcionadas para essa área de estudo. Assim, na monografia realizei a investigação com a temática: O que as crianças aprendem quando brincam: as concepções de professores da Educação Infantil. A pesquisa que será desenvolvida no mestrado baseia-se na abordagem qualitativa e se inspira no modelo “estudo de caso”. Para isso, utilizarei duas técnicas: observação e entrevista no contexto da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Para a entrevista utilizaremos um roteiro semiestruturado o qual conterá indagações acerca do brincar na perspectiva de crianças e professores que participarão da pesquisa. Considerando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e as aprendizagens envolvidas nessa ação, destaca-se a necessidade da pesquisa em referência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567 10.34117/bjdv7n12-555 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41567/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118486-118495 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118486-118495 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118486-118495 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645574680870912 |