Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”. |
id |
VERACRUZ-0_2f616a351450946d3fa9cf46bd598a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9208 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning modelsModelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais.O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/920810.34117/bjdv6n4-334Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21200-21213Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21200-21213Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21200-212132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208/7785Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Tássia LobatoIfadireó, Miguel MeloBitu, Vanessa de Carvalho NiloFerreira, Francisco Renato SilvaSantos, Francisca Alana de Lima2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9208Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.627707Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
title |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
spellingShingle |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models Pinheiro, Tássia Lobato Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais. |
title_short |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
title_full |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
title_fullStr |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
title_full_unstemmed |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
title_sort |
Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models |
author |
Pinheiro, Tássia Lobato |
author_facet |
Pinheiro, Tássia Lobato Ifadireó, Miguel Melo Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Ferreira, Francisco Renato Silva Santos, Francisca Alana de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ifadireó, Miguel Melo Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Ferreira, Francisco Renato Silva Santos, Francisca Alana de Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Tássia Lobato Ifadireó, Miguel Melo Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Ferreira, Francisco Renato Silva Santos, Francisca Alana de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais. |
topic |
Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais. |
description |
O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208 10.34117/bjdv6n4-334 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208/7785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21200-21213 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21200-21213 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21200-21213 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448350531584 |