Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Tássia Lobato
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ifadireó, Miguel Melo, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo, Ferreira, Francisco Renato Silva, Santos, Francisca Alana de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”.
id VERACRUZ-0_2f616a351450946d3fa9cf46bd598a8c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9208
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning modelsModelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais.O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/920810.34117/bjdv6n4-334Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21200-21213Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21200-21213Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21200-212132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208/7785Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Tássia LobatoIfadireó, Miguel MeloBitu, Vanessa de Carvalho NiloFerreira, Francisco Renato SilvaSantos, Francisca Alana de Lima2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9208Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.627707Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
title Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
spellingShingle Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
Pinheiro, Tássia Lobato
Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais.
title_short Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
title_full Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
title_fullStr Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
title_full_unstemmed Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
title_sort Apontamentos epistemológicos sobre as mudanças nos modelos de aprendizagem / Epistemological notes on changes in learning models
author Pinheiro, Tássia Lobato
author_facet Pinheiro, Tássia Lobato
Ifadireó, Miguel Melo
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Ferreira, Francisco Renato Silva
Santos, Francisca Alana de Lima
author_role author
author2 Ifadireó, Miguel Melo
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Ferreira, Francisco Renato Silva
Santos, Francisca Alana de Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Tássia Lobato
Ifadireó, Miguel Melo
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Ferreira, Francisco Renato Silva
Santos, Francisca Alana de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais.
topic Modelos de aprendizagem. Metodologias ativas. Inovações educacionais.
description O presente artigo tem como objetivo descrever os modelos de aprendizagem no cenário da educação escolar, técnica e superior. Embasados nos apontamentos de diversos autores reconhecidos pelos seus pares a cerca dessa temática, esse trabalho também se destina a convidar os leitores a uma reflexão sobre aspectos da educação que foram refutados por modelos pedagógicos clássicos de aprendizagem. Por fim, explana-se os modos através dos quais as experiências de vida, as motivações reais e as relações sociais cotidianas estão entrelaçadas no modelo de “aprender-fazendo”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208
10.34117/bjdv6n4-334
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9208/7785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21200-21213
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21200-21213
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21200-21213
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448350531584