Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399 |
Resumo: | Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno. |
id |
VERACRUZ-0_3042a49d92c499053be195ecace4fc35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39399 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary educationDocênciaEnsino FundamentalCotidiano Escolar.Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3939910.34117/bjdv7n11-188Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104465-104476Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104465-104476Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104465-1044762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaBueno, Aimê CristineNeres, Amanda Lopes RochaVaz, Fernanda MendonçaOliveira, Marynarade Oliveira, Rosana MariaPilarski, Vanessa2021-12-01T11:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39399Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:40.582460Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
title |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
spellingShingle |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education Mazzuco, Neiva Gallina Docência Ensino Fundamental Cotidiano Escolar. |
title_short |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
title_full |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
title_fullStr |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
title_sort |
Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education |
author |
Mazzuco, Neiva Gallina |
author_facet |
Mazzuco, Neiva Gallina Bueno, Aimê Cristine Neres, Amanda Lopes Rocha Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara de Oliveira, Rosana Maria Pilarski, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Aimê Cristine Neres, Amanda Lopes Rocha Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara de Oliveira, Rosana Maria Pilarski, Vanessa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzuco, Neiva Gallina Bueno, Aimê Cristine Neres, Amanda Lopes Rocha Vaz, Fernanda Mendonça Oliveira, Marynara de Oliveira, Rosana Maria Pilarski, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Fundamental Cotidiano Escolar. |
topic |
Docência Ensino Fundamental Cotidiano Escolar. |
description |
Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399 10.34117/bjdv7n11-188 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104465-104476 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104465-104476 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104465-104476 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645566404460544 |