Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Neiva Gallina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bueno, Aimê Cristine, Neres, Amanda Lopes Rocha, Vaz, Fernanda Mendonça, Oliveira, Marynara, de Oliveira, Rosana Maria, Pilarski, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399
Resumo: Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno.  
id VERACRUZ-0_3042a49d92c499053be195ecace4fc35
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39399
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary educationDocênciaEnsino FundamentalCotidiano Escolar.Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3939910.34117/bjdv7n11-188Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104465-104476Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104465-104476Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104465-1044762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaBueno, Aimê CristineNeres, Amanda Lopes RochaVaz, Fernanda MendonçaOliveira, Marynarade Oliveira, Rosana MariaPilarski, Vanessa2021-12-01T11:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39399Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:40.582460Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
title Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
spellingShingle Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
Mazzuco, Neiva Gallina
Docência
Ensino Fundamental
Cotidiano Escolar.
title_short Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
title_full Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
title_fullStr Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
title_full_unstemmed Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
title_sort Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education
author Mazzuco, Neiva Gallina
author_facet Mazzuco, Neiva Gallina
Bueno, Aimê Cristine
Neres, Amanda Lopes Rocha
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
de Oliveira, Rosana Maria
Pilarski, Vanessa
author_role author
author2 Bueno, Aimê Cristine
Neres, Amanda Lopes Rocha
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
de Oliveira, Rosana Maria
Pilarski, Vanessa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Neiva Gallina
Bueno, Aimê Cristine
Neres, Amanda Lopes Rocha
Vaz, Fernanda Mendonça
Oliveira, Marynara
de Oliveira, Rosana Maria
Pilarski, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino Fundamental
Cotidiano Escolar.
topic Docência
Ensino Fundamental
Cotidiano Escolar.
description Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399
10.34117/bjdv7n11-188
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39399/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104465-104476
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104465-104476
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104465-104476
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645566404460544