Incluir sem integrar, alunos com necessidades especiais no ensino fundamental / Include without integrating students with special needs in key education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raimunda Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Maria Aparecida Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5420
Resumo: O presente artigo traz em sua essência, reflexões acerca do verdadeiro sentido de inclusão escolar e educação inclusiva, onde faz uma relevância maior no processo de inserção de estudantes com deficiência em um processo de inclusão X integração no ensino fundamental, no contexto escolar e social. Enfoca-se também a atuação do educador frente a este público assim como, a disponibilização de políticas públicas como suporte a educação especializada; uma vez que, estas são previstas e garantidas por Lei. A inclusão escolar verídica se faz acontecer quando os que ele exerce tomam consciência de que a mesma se trata de um processo contínuo. Portanto, necessita que cada um faça sua parte, como uma somatória positiva pela educação, acabando com a ideia de preconceito e exclusão escola, onde se sabe que negar o direito de matrícula e permanência a um estudante com necessidades especiais em qualquer escola pública ou privada é crime, assim a escola que o cometer este crime arcará com os quesitos previstos por Lei. Neste sentido, o artigo traz discussões reflexivas para que de fato a inclusão aconteça de maneira que proporcione um ensino qualificado de forma igualitária, porém, adaptado e sem integração respeitando as restrições específicas de cada estudante sem integrar e sim incluir no ensino fundamental, onde se entende que somos todos seres de características próprias e exclusivas.
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spelling Incluir sem integrar, alunos com necessidades especiais no ensino fundamental / Include without integrating students with special needs in key educationEducação Inclusiva. Políticas Públicas. Ação do Professor.O presente artigo traz em sua essência, reflexões acerca do verdadeiro sentido de inclusão escolar e educação inclusiva, onde faz uma relevância maior no processo de inserção de estudantes com deficiência em um processo de inclusão X integração no ensino fundamental, no contexto escolar e social. Enfoca-se também a atuação do educador frente a este público assim como, a disponibilização de políticas públicas como suporte a educação especializada; uma vez que, estas são previstas e garantidas por Lei. A inclusão escolar verídica se faz acontecer quando os que ele exerce tomam consciência de que a mesma se trata de um processo contínuo. Portanto, necessita que cada um faça sua parte, como uma somatória positiva pela educação, acabando com a ideia de preconceito e exclusão escola, onde se sabe que negar o direito de matrícula e permanência a um estudante com necessidades especiais em qualquer escola pública ou privada é crime, assim a escola que o cometer este crime arcará com os quesitos previstos por Lei. Neste sentido, o artigo traz discussões reflexivas para que de fato a inclusão aconteça de maneira que proporcione um ensino qualificado de forma igualitária, porém, adaptado e sem integração respeitando as restrições específicas de cada estudante sem integrar e sim incluir no ensino fundamental, onde se entende que somos todos seres de características próprias e exclusivas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/542010.34117/bjdv5n12-201Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30949-30960Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30949-30960Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30949-309602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5420/4949Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raimunda Fernandes da SilvaBezerra, Maria Aparecida Dantas2021-07-15T20:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5420Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:19.958633Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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