Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcia Raika e Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263
Resumo: O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo  analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. 
id VERACRUZ-0_5fafa0397e9cc3dd629aa9f65e52aa1b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3263
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacherFormação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva.O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo  analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/326310.34117/bjdv5n9-120Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15338-15353Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15338-15353Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15338-153532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263/3148Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Marcia Raika e Silva2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3263Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:12.165394Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
title Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
spellingShingle Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
Lima, Marcia Raika e Silva
Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva.
title_short Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
title_full Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
title_fullStr Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
title_sort Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
author Lima, Marcia Raika e Silva
author_facet Lima, Marcia Raika e Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcia Raika e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva.
topic Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva.
description O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo  analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263
10.34117/bjdv5n9-120
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263/3148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15338-15353
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15338-15353
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15338-15353
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423487746048