A formação de professores e as políticas e práticas de inclusão no Brasil de alunos com necessidades educacionais especiais / The training of teachers and the policies and practices of inclusion in Brazil of students with special educational needs
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2381 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender , quais as percepções dos docentes sobre sua formação inicial e seu impacto na prática profissional tendo em vista a escola inclusiva Nesse sentido, a tendência é acreditar que a problemática sentida nos cursos de formação de professores está longe de ser superada, uma vez que as exigências legais e as políticas públicas modificam lentamente o cenário educacional brasileiro com relação a essa importante temática, carente de uma transformação significativa, que contribua efetivamente para o ensino e aprendizagem dos alunos com NEE no espaço escolar. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Utilizou-se uma recolha de narrativas escritas dos professores do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa de campo realizou-se em duas escolas localizadas no município de Fortaleza-Ceará. Concluiu-se que, a temática da Educação Inclusiva nem sempre está inserida na formação acadêmica do professor e que a maioria dos cursos de licenciatura não possuem disciplinas que contemplem estas temática. Assim, os professores têm que buscar formação em cursos extracurriculares. Esses profissionais lidam também com as frustrações que o sistema educacional proporciona, que muitas vezes começa pela infraestrutura da escola, do material disponível, da ausência da instituição de ensino no que tange ao acesso e a manutenção do aluno de NEE, além da limitação do aluno e do desconhecimento de alguns familiares sobre o diagnóstico do aluno. Esses professores buscam ter mais acesso às informações, mais cursos preparatórios e apoio da instituição de ensino. |
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A formação de professores e as políticas e práticas de inclusão no Brasil de alunos com necessidades educacionais especiais / The training of teachers and the policies and practices of inclusion in Brazil of students with special educational needsFormação de professores. Políticas de inclusão. Necessidades educacionais especiais. Dificuldades na pratica pedagogicaEste estudo tem como objetivo compreender , quais as percepções dos docentes sobre sua formação inicial e seu impacto na prática profissional tendo em vista a escola inclusiva Nesse sentido, a tendência é acreditar que a problemática sentida nos cursos de formação de professores está longe de ser superada, uma vez que as exigências legais e as políticas públicas modificam lentamente o cenário educacional brasileiro com relação a essa importante temática, carente de uma transformação significativa, que contribua efetivamente para o ensino e aprendizagem dos alunos com NEE no espaço escolar. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Utilizou-se uma recolha de narrativas escritas dos professores do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa de campo realizou-se em duas escolas localizadas no município de Fortaleza-Ceará. Concluiu-se que, a temática da Educação Inclusiva nem sempre está inserida na formação acadêmica do professor e que a maioria dos cursos de licenciatura não possuem disciplinas que contemplem estas temática. Assim, os professores têm que buscar formação em cursos extracurriculares. Esses profissionais lidam também com as frustrações que o sistema educacional proporciona, que muitas vezes começa pela infraestrutura da escola, do material disponível, da ausência da instituição de ensino no que tange ao acesso e a manutenção do aluno de NEE, além da limitação do aluno e do desconhecimento de alguns familiares sobre o diagnóstico do aluno. Esses professores buscam ter mais acesso às informações, mais cursos preparatórios e apoio da instituição de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/238110.34117/bjdv5n7-128Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9393-9407Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9393-9407Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9393-94072525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2381/2396Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Kelly Cristina deCoelho, Fátima Paiva2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2381Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:48.546106Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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