A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade. |
id |
VERACRUZ-0_3dc36069a2347beaf5914697685e74ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3246 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground educationPolítica Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/324610.34117/bjdv5n9-114Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15267-15280Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15267-15280Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15267-152802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246/3123Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiareta, Paulo FioravanteBevilacqua, Lucineide Feitosa de França2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3246Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:11.809032Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
title |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
spellingShingle |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education Giareta, Paulo Fioravante Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa. |
title_short |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
title_full |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
title_fullStr |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
title_sort |
A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education |
author |
Giareta, Paulo Fioravante |
author_facet |
Giareta, Paulo Fioravante Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França |
author_role |
author |
author2 |
Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giareta, Paulo Fioravante Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa. |
topic |
Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa. |
description |
O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246 10.34117/bjdv5n9-114 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246/3123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15267-15280 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15267-15280 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15267-15280 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423475163136 |