A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giareta, Paulo Fioravante
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246
Resumo: O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade.
id VERACRUZ-0_3dc36069a2347beaf5914697685e74ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3246
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground educationPolítica Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/324610.34117/bjdv5n9-114Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15267-15280Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15267-15280Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15267-152802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246/3123Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiareta, Paulo FioravanteBevilacqua, Lucineide Feitosa de França2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3246Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:11.809032Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
title A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
spellingShingle A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
Giareta, Paulo Fioravante
Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.
title_short A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
title_full A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
title_fullStr A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
title_full_unstemmed A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
title_sort A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education
author Giareta, Paulo Fioravante
author_facet Giareta, Paulo Fioravante
Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França
author_role author
author2 Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giareta, Paulo Fioravante
Bevilacqua, Lucineide Feitosa de França
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.
topic Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.
description O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246
10.34117/bjdv5n9-114
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246/3123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15267-15280
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15267-15280
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15267-15280
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423475163136