Uso de aplicativos de smartphones para discalculia operacional / Use of smartphone applications for operational dyscalculia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernando Cesar de Abreu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Medeiros, Jesus Marlinaldo, de Souza, Herbert José Cavalcanti, Simões, Diego Ayllo da Silva, Viana, Marco Antonio de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42535
Resumo: Diversas são as áreas que se preocupam com as dificuldades em Aprendizagem Matemática, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste contexto, destaca-se a discalculia que é uma desordem neurológica específica que afeta as habilidades primarias da Aritmética do indivíduo causando uma considerável redução na compreensão de outras Ciências. O presente artigo apresenta uma experiência exitosa na redução dos efeitos da discalculia com discentes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, utilizando o aplicativo matemático Rei da Matemática para Smartphone. O aplicativo ajudou significativamente no aumento qualitativo e quantitativo nas avaliações seguintes em Matemática, e, por conseguinte, nas demais disciplinas. O reconhecimento da discalculia como um distúrbio de aprendizagem e a capacidade de lidar com ela dentro de sala de aula são as melhores formas de incluir os alunos em seu grupo de convívio. Dar o apoio e a confiança que eles necessitam para se organizar no tempo e no espaço é parte dessa nossa meta educacional. A utilização da tecnologia digital despertou o interesse dos alunos discalcúlicos pela matemática melhorando o rendimento escolar.
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