A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n6-678 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071 |
Resumo: | A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral. |
id |
VERACRUZ-0_4861e6cf0d11a7abc909c248133cd9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in educationIndústria 4.0Sociedade 5.0EaD.A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3207110.34117/bjdv7n6-678Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-641202525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Alessandra dos Santosde Oliveira, Eunice Aparecida Sampaiode Meirelles Junior, Julio Candidoda Silva, Andre CantareliLeite, Clemente Gonzaga2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:57.791703Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
title |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
spellingShingle |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education Simão, Alessandra dos Santos Indústria 4.0 Sociedade 5.0 EaD. Simão, Alessandra dos Santos Indústria 4.0 Sociedade 5.0 EaD. |
title_short |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
title_full |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
title_fullStr |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
title_full_unstemmed |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
title_sort |
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education |
author |
Simão, Alessandra dos Santos |
author_facet |
Simão, Alessandra dos Santos Simão, Alessandra dos Santos de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio de Meirelles Junior, Julio Candido da Silva, Andre Cantareli Leite, Clemente Gonzaga de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio de Meirelles Junior, Julio Candido da Silva, Andre Cantareli Leite, Clemente Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio de Meirelles Junior, Julio Candido da Silva, Andre Cantareli Leite, Clemente Gonzaga |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Alessandra dos Santos de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio de Meirelles Junior, Julio Candido da Silva, Andre Cantareli Leite, Clemente Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria 4.0 Sociedade 5.0 EaD. |
topic |
Indústria 4.0 Sociedade 5.0 EaD. |
description |
A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071 10.34117/bjdv7n6-678 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-64120 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183820566200320 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-678 |