A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio, de Meirelles Junior, Julio Candido, da Silva, Andre Cantareli, Leite, Clemente Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
Resumo: A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.
id VERACRUZ-0_4861e6cf0d11a7abc909c248133cd9bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in educationIndústria 4.0Sociedade 5.0EaD.A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3207110.34117/bjdv7n6-678Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-641202525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Alessandra dos Santosde Oliveira, Eunice Aparecida Sampaiode Meirelles Junior, Julio Candidoda Silva, Andre CantareliLeite, Clemente Gonzaga2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:57.791703Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
spellingShingle A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
Simão, Alessandra dos Santos
Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
title_short A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_full A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_fullStr A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_full_unstemmed A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_sort A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
author Simão, Alessandra dos Santos
author_facet Simão, Alessandra dos Santos
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
author_role author
author2 de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Alessandra dos Santos
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
topic Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
description A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
10.34117/bjdv7n6-678
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-64120
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645542257852416