A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio, de Meirelles Junior, Julio Candido, da Silva, Andre Cantareli, Leite, Clemente Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n6-678
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
Resumo: A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.
id VERACRUZ-0_4861e6cf0d11a7abc909c248133cd9bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in educationIndústria 4.0Sociedade 5.0EaD.A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3207110.34117/bjdv7n6-678Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-641202525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Alessandra dos Santosde Oliveira, Eunice Aparecida Sampaiode Meirelles Junior, Julio Candidoda Silva, Andre CantareliLeite, Clemente Gonzaga2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32071Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:57.791703Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
spellingShingle A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
Simão, Alessandra dos Santos
Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
Simão, Alessandra dos Santos
Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
title_short A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_full A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_fullStr A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_full_unstemmed A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
title_sort A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education
author Simão, Alessandra dos Santos
author_facet Simão, Alessandra dos Santos
Simão, Alessandra dos Santos
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
author_role author
author2 de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Alessandra dos Santos
de Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio
de Meirelles Junior, Julio Candido
da Silva, Andre Cantareli
Leite, Clemente Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
topic Indústria 4.0
Sociedade 5.0
EaD.
description A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
10.34117/bjdv7n6-678
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32071/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64111-64120
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64111-64120
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64111-64120
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183820566200320
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n6-678