A formação continuada de professores sobre as práticas de automutilação / Continuous teacher training on self-mutilation practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Lirani Firmo da Costa, Santos, Francilene de Melo, Lima, Mayara Cristina da Silva, Lucena, Sidycleide Gomes de Souza, Filho, Valdir Ferreira de Lucena, Silva, Evellyn Patrícia Santos da, Santo, Gabriela do Espírito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31861
Resumo: O presente artigo tem o intuito de refletir sobre a importância da formação continuada de professores a respeito das práticas da automutilação. Fundamentamos esta discussão na perspectiva da Psicologia Cultural, por meio de uma discussão teórica, de natureza ensaísta. A presente reflexão se justifica porque, diante do atual cenário histórico-cultural, marcado por turbulências e imprevisibilidade, a escola tem se deparado com as mais variadas problemáticas, sendo uma delas a crescente incidência da automutilação. Diante disso, defendemos a importância de auxiliar os professores com estratégias para o conhecimento, enfrentamento, promoção da saúde mental e inclusão dessas pessoas na escola. Argumentamos que uma possibilidade de fazer isso é através da formação continuada de professores, abordando especialmente a historicidade da automutilação e os aspectos sociais e culturais do desenvolvimento humano. Sugerimos também uma discussão sobre uma concepção ampliada de inclusão escolar, enfocando as políticas públicas, principalmente a acessibilidade atitudinal, como uma importante aliada nesse processo, abordando o que são: estigma, preconceito, estereótipo e discriminação, pois eles funcionam como barreiras atitudinais que reproduzem o discurso patologizante e medicalizador que culpabiliza a pessoa pelo seu próprio sofrimento psíquico, corroborando para dificultar a busca de ajuda e, consequentemente, para a sua exclusão. Portanto, somos vetores do argumento de que a formação continuada de professores, contemplando conteúdos sobre a automutilação e o desenvolvimento humano, é um importante recurso para a promoção da inclusão e acessibilidade desses alunos na escola.    
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