A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Washington Luis Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kato, Fabiola Bouth Grello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52885
Resumo: Discute-se as contribuições acadêmicas da política de acessibilidade na educaçao superior, por meio dos marcos normativos iniciais da política inclusiva no Brasil achados nos documentos orientadores internacionais como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos - Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990), a Declaração de Salamanca e as linhas de ação sobre necessidades educativas especiais (1994) que tratam da inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no contexto educacional, enquanto regulação institucionalizada dos marcos normativos da política inclusiva no Brasil. Analisa os desafios da política inclusiva em tempos de retração do Estado para o financiamento das políticas públicas sociais com reflexões à luz dos estudos de Eduardo Fagnani (2017) e Rosalba Garcia (2017) que abordam uma breve análise as alterações no campo jurídico e institucional no tratamento das políticas inclusivas e seus pactos governamentais. Apropriou-se ainda de um levantamento bibliográfico das pesquisas sobre a acessibilidade no contexto da educação superior analisadas por Oliveira (2011), Castro (2011), Santos (2013), Pimenta (2017) e Pereira (2017), assim como os estudos que tratam da política de acessibilidade nas IFES por meio do programa incluir – Acessibilidade na Educação Superior, tais como Ciantelli (2015), Rangel (2015), Saraiva (2015), Oliveira (2017), Pimenta (2017, Sousa (2018), Severino (2017), Maciel e Anache (2017), Santos (2016), Santana (2016) e Silva (2013). Considera-se que a política de acessibilidade está pautada em medidas neoliberais, fundamentadas em políticas focalizadas e na privatização que impedem a possibilidade de expansão e universalização real das políticas sociais.
id VERACRUZ-0_559479280dee7bd1b1ffb438da64bbaa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52885
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policyeducação especial e inclusivaeducação superioracessibilidadeDiscute-se as contribuições acadêmicas da política de acessibilidade na educaçao superior, por meio dos marcos normativos iniciais da política inclusiva no Brasil achados nos documentos orientadores internacionais como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos - Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990), a Declaração de Salamanca e as linhas de ação sobre necessidades educativas especiais (1994) que tratam da inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no contexto educacional, enquanto regulação institucionalizada dos marcos normativos da política inclusiva no Brasil. Analisa os desafios da política inclusiva em tempos de retração do Estado para o financiamento das políticas públicas sociais com reflexões à luz dos estudos de Eduardo Fagnani (2017) e Rosalba Garcia (2017) que abordam uma breve análise as alterações no campo jurídico e institucional no tratamento das políticas inclusivas e seus pactos governamentais. Apropriou-se ainda de um levantamento bibliográfico das pesquisas sobre a acessibilidade no contexto da educação superior analisadas por Oliveira (2011), Castro (2011), Santos (2013), Pimenta (2017) e Pereira (2017), assim como os estudos que tratam da política de acessibilidade nas IFES por meio do programa incluir – Acessibilidade na Educação Superior, tais como Ciantelli (2015), Rangel (2015), Saraiva (2015), Oliveira (2017), Pimenta (2017, Sousa (2018), Severino (2017), Maciel e Anache (2017), Santos (2016), Santana (2016) e Silva (2013). Considera-se que a política de acessibilidade está pautada em medidas neoliberais, fundamentadas em políticas focalizadas e na privatização que impedem a possibilidade de expansão e universalização real das políticas sociais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5288510.34117/bjdv8n10-105Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66399-66419Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66399-66419Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66399-664192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52885/39431Copyright (c) 2022 Washington Luis Rocha Coelho, Fabiola Bouth Grello Katoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Washington Luis RochaKato, Fabiola Bouth Grello2022-10-28T18:00:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52885Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:56.436657Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
title A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
spellingShingle A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
Coelho, Washington Luis Rocha
educação especial e inclusiva
educação superior
acessibilidade
title_short A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
title_full A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
title_fullStr A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
title_full_unstemmed A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
title_sort A educação superior na perspectiva inclusiva: contribuições acadêmicas sobre a política de acessibilidade: Higher education from an inclusive perspective: academic contributions on accessibility policy
author Coelho, Washington Luis Rocha
author_facet Coelho, Washington Luis Rocha
Kato, Fabiola Bouth Grello
author_role author
author2 Kato, Fabiola Bouth Grello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Washington Luis Rocha
Kato, Fabiola Bouth Grello
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial e inclusiva
educação superior
acessibilidade
topic educação especial e inclusiva
educação superior
acessibilidade
description Discute-se as contribuições acadêmicas da política de acessibilidade na educaçao superior, por meio dos marcos normativos iniciais da política inclusiva no Brasil achados nos documentos orientadores internacionais como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos - Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990), a Declaração de Salamanca e as linhas de ação sobre necessidades educativas especiais (1994) que tratam da inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no contexto educacional, enquanto regulação institucionalizada dos marcos normativos da política inclusiva no Brasil. Analisa os desafios da política inclusiva em tempos de retração do Estado para o financiamento das políticas públicas sociais com reflexões à luz dos estudos de Eduardo Fagnani (2017) e Rosalba Garcia (2017) que abordam uma breve análise as alterações no campo jurídico e institucional no tratamento das políticas inclusivas e seus pactos governamentais. Apropriou-se ainda de um levantamento bibliográfico das pesquisas sobre a acessibilidade no contexto da educação superior analisadas por Oliveira (2011), Castro (2011), Santos (2013), Pimenta (2017) e Pereira (2017), assim como os estudos que tratam da política de acessibilidade nas IFES por meio do programa incluir – Acessibilidade na Educação Superior, tais como Ciantelli (2015), Rangel (2015), Saraiva (2015), Oliveira (2017), Pimenta (2017, Sousa (2018), Severino (2017), Maciel e Anache (2017), Santos (2016), Santana (2016) e Silva (2013). Considera-se que a política de acessibilidade está pautada em medidas neoliberais, fundamentadas em políticas focalizadas e na privatização que impedem a possibilidade de expansão e universalização real das políticas sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52885
10.34117/bjdv8n10-105
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52885
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52885/39431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Washington Luis Rocha Coelho, Fabiola Bouth Grello Kato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Washington Luis Rocha Coelho, Fabiola Bouth Grello Kato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66399-66419
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66399-66419
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66399-66419
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645614594916352