Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263 |
Resumo: | O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. |
id |
VERACRUZ-0_5fafa0397e9cc3dd629aa9f65e52aa1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3263 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacherFormação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva.O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/326310.34117/bjdv5n9-120Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15338-15353Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15338-15353Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15338-153532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263/3148Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Marcia Raika e Silva2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3263Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:12.165394Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
title |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher Lima, Marcia Raika e Silva Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva. |
title_short |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
title_full |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
title_sort |
Práticas pedagógicas para incluir alunos da educação especial na escola de ensino médio: significações de uma professora / Pedagogical practices to include special education students in high school: significances of a teacher |
author |
Lima, Marcia Raika e Silva |
author_facet |
Lima, Marcia Raika e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcia Raika e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva. |
topic |
Formação contínua. Significados e Sentidos. Educação Especial. Educação Inclusiva. |
description |
O estudo ora apresentado tem como objeto de estudo a atividade de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, oriundo de pesquisa que teve como problema de pesquisa: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo investigar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O processo analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. As análises desvelaram que a participante, ao significar sobre a atividade de ensino e aprendizagem desenvolvida para que os alunos com NEEs se apropriem dos conhecimentos e sejam incluídos, destaca que realiza “jogo de cintura” para que esses alunos não sejam segregados, mas que possam se envolver e participar de todas as atividades da escola. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs seja incluído com qualidade na escola regular, ou seja, que participe e se aproprie da cultura sistematizada para sua formação e desenvolvimento, concebe que o professor deve ter “jogo de cintura” para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullying por aqueles sem NEEs. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263 10.34117/bjdv5n9-120 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3263/3148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 15338-15353 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 15338-15353 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 15338-15353 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423487746048 |