A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Renata Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mertzig, Patricia Lakchmi Leite, Burci, Taissa Vieira Lozano, Mendonça, Camila Tecla Mortean, de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani, Basso, Silvia Eliane de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n8-261
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291
Resumo: A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.  O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local.  Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental.
id VERACRUZ-0_6a52b35633f9cfa0189339d747617222
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34291
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in educationEducaçãoTecnologías DigitaisEnsino RemotoPráticas Pedagógicas.A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.  O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local.  Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3429110.34117/bjdv7n8-261Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79643-79660Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79643-79660Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79643-796602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Renata OliveiraMertzig, Patricia Lakchmi LeiteBurci, Taissa Vieira LozanoMendonça, Camila Tecla Morteande Oliveira, Dayane Horwat ImbrianiBasso, Silvia Eliane de Oliveira2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34291Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:58.720844Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
title A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
spellingShingle A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
dos Santos, Renata Oliveira
Educação
Tecnologías Digitais
Ensino Remoto
Práticas Pedagógicas.
dos Santos, Renata Oliveira
Educação
Tecnologías Digitais
Ensino Remoto
Práticas Pedagógicas.
title_short A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
title_full A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
title_fullStr A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
title_full_unstemmed A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
title_sort A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
author dos Santos, Renata Oliveira
author_facet dos Santos, Renata Oliveira
dos Santos, Renata Oliveira
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Burci, Taissa Vieira Lozano
Mendonça, Camila Tecla Mortean
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Basso, Silvia Eliane de Oliveira
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Burci, Taissa Vieira Lozano
Mendonça, Camila Tecla Mortean
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Basso, Silvia Eliane de Oliveira
author_role author
author2 Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Burci, Taissa Vieira Lozano
Mendonça, Camila Tecla Mortean
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Basso, Silvia Eliane de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Renata Oliveira
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite
Burci, Taissa Vieira Lozano
Mendonça, Camila Tecla Mortean
de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani
Basso, Silvia Eliane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologías Digitais
Ensino Remoto
Práticas Pedagógicas.
topic Educação
Tecnologías Digitais
Ensino Remoto
Práticas Pedagógicas.
description A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.  O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local.  Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291
10.34117/bjdv7n8-261
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79643-79660
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79643-79660
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79643-79660
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183826957271040
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n8-261