A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n8-261 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos. O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental. |
id |
VERACRUZ-0_6a52b35633f9cfa0189339d747617222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34291 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in educationEducaçãoTecnologías DigitaisEnsino RemotoPráticas Pedagógicas.A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos. O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3429110.34117/bjdv7n8-261Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79643-79660Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79643-79660Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79643-796602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Renata OliveiraMertzig, Patricia Lakchmi LeiteBurci, Taissa Vieira LozanoMendonça, Camila Tecla Morteande Oliveira, Dayane Horwat ImbrianiBasso, Silvia Eliane de Oliveira2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34291Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:58.720844Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
title |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
spellingShingle |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education dos Santos, Renata Oliveira Educação Tecnologías Digitais Ensino Remoto Práticas Pedagógicas. dos Santos, Renata Oliveira Educação Tecnologías Digitais Ensino Remoto Práticas Pedagógicas. |
title_short |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
title_full |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
title_fullStr |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
title_full_unstemmed |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
title_sort |
A pandemia da covid-19 e o lugar das tecnologias digitais na educação / The covid-19 pandemic and the place of digital technologies in education |
author |
dos Santos, Renata Oliveira |
author_facet |
dos Santos, Renata Oliveira dos Santos, Renata Oliveira Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Burci, Taissa Vieira Lozano Mendonça, Camila Tecla Mortean de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Basso, Silvia Eliane de Oliveira Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Burci, Taissa Vieira Lozano Mendonça, Camila Tecla Mortean de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Basso, Silvia Eliane de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Burci, Taissa Vieira Lozano Mendonça, Camila Tecla Mortean de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Basso, Silvia Eliane de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Renata Oliveira Mertzig, Patricia Lakchmi Leite Burci, Taissa Vieira Lozano Mendonça, Camila Tecla Mortean de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani Basso, Silvia Eliane de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologías Digitais Ensino Remoto Práticas Pedagógicas. |
topic |
Educação Tecnologías Digitais Ensino Remoto Práticas Pedagógicas. |
description |
A pandemia da Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças em nível mundial. A educação como um fenômeno social não ficou de fora dessas transformações e diante de um contágio tão rápido e mortal do vírusfoi necessária a suspensão de suas atividades de forma presencial, por meio da adoção do ensino remoto emergencial que substituiu o espaço físico pelo virtual como maneira de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos. O retorno das aulas presenciais acontecerá no país de acordo com os índices de desenvolvimento e controle da Covid-19, para isso os estados e municípios possuem autonomia para analisarem a realidade e as necessidades de cada local. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Covid -19 pode promover de fato um repensar da educação. Para a discussão proposta, o procedimento metodológico adotado é uma pesquisa bibliográfica e documental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291 10.34117/bjdv7n8-261 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34291/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79643-79660 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79643-79660 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79643-79660 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183826957271040 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-261 |